quinta-feira, 28 de julho de 2011

Unteruhldingen - Alemanha

No mês passado a Unesco acrescentou novos locais à lista do Património Mundial e a Alemanha registou 3 novas entradas. Para mim isso significou deixar de ter todos os locais alemães. Contudo já tinha um deles e há dias recebi este postal de Uhldingen, um dos 111 locais classificados como fazendo parte do lugar inscrito na lista como "Palafitas Pré-Históricas em torno dos Alpes". O postal foi enviado pela Janet.

Estas palafitas ou casas em estacas são habitações pré-históricas que se foram construindo em redor dos Alpes desde 5000 a 500 a.C. nas margens de lagos, rios e pântanos. Os 111 locais localizam-se na Áustria, França, Alemanha, Itália, Eslovénia e Suíça.
Estes assentamentos são um grupo exclusivo de sítios arqueológicos excepcionalmente bem preservados e culturalmente ricos, que constituem uma das fontes mais importantes para o estudo das primeiras sociedades agrárias na região.
Unteruhldingen é uma pequena vila, parte da cidade de Uhldingen-Mühlhofen, na costa noroeste do Lago Constança. É lá que se encontra o Pfahlbauten, um museu ao ar livre exibindo reconstruções de casas em estacas do Neolítico e da idade do Bronze.

Sem comentários: