domingo, 28 de agosto de 2011

5 postais Unesco RR - Grupo 82 (Christa)

A Christa enviou-me postais de locais novos do Uzbequistão e Egipto. Foi uma boa surpresa. Para além destes, enviou 2 da Croácia e 1 da Dinamarca.

Bucara é a quinta cidade mais povoada do Uzbequistão. É uma cidade com mais de 2.000 anos, considerada o mais completo exemplo de uma cidade medieval na ásia Central, com um fabrico urbano que permaneceu quase intacto. Monumentos de particular interesse são o famoso túmulo de Ismail Samani, uma obra-prima da arquitectura islâmica do século X, e um grande número de madraçais do século XVII. No postal está a Mesquita Bolo-Hauz, construída entre 1711-1747.

O centro histórico da cidade foi declarado Património Mundial da UNESCO em 1993.

O Mosteiro de Stª Catarina, um dos locais incluídos na Área de Stª Catarina enquanto Património Mundial, foi construído no sopé do Monte Sinai, no Egipto, por ordem do imperador Justiniano I, entre os anos 527 e 565, à volta do local onde se pensa que existiria a sarça ardente, onde Moisés teria recebido as Tábuas da Lei. É actualmente o mosteiro cristão mais antigo ainda em uso para a sua função inicial. A sua localização numa região desértica é característica da antiga tradição do ascetismo.
As suas características arquitectónicas são típicas da arte bizantina e, no seu interior, podem observar-se importantes peças de arte, incluíndo mosaicos árabes, ícones gregos e russos, pinturas ocidentais a óleo e em cera, mármores, esmaltes e ornamentos sacerdotais, incluíndo um relicário doado pela Czarina Catarina I da Rússia no século XVII, e outro pelo Czar Alexandre II no século XIX. - in: wikipédia

Sem comentários: