sábado, 17 de setembro de 2022

Castelo Branco - Portugal

A Paula é a nossa mais ilustre representante da Beira Baixa e não é de estranhar que vários dos meus postais de lá, em especial de Castelo Branco, tenham sido enviados por ela. 

Castelo Branco é sede de distrito e de um dos maiores concelhos do País.
A cidade deve o seu nome à existência de um castro luso-romano, Castra Leuca, no cimo da Colina da Cardosa, de onde se desenrolou o povoamento desta localidade, então apelidada Albi Castrum.

Cidade histórica Beirã, Castelo Branco possui velhos solares fidalgos, ricas igrejas, amplas ruas e belos jardins. De destaque é, indubitavelmente, o antigo Paço Episcopal do bispo da Guarda, construído em 1596, e o seu famoso Jardim barroco construído em diversos planos, com lagos, cascatas, repuxos e estatuárias únicas, com as curiosas estátuas dos reis Espanhóis aquando os seus 60 anos de domínio em território luso, mais desproporcionadas que as restantes. - in: https://www.guiadacidade.pt
 
 
O castelo de Castelo Branco só foi erigido na Idade Média. Erguido pelos Templários, provavelmente entre 1214 e 1230, foi delimitado por uma linha de de muralhas e torres. Alegadamente, foi o Rei D. Dinis quem expandiu os limites do castelo, no entanto há evidências que demonstram que o rei D. Afonso IV (1343) mandou erguer as suas paredes.
Pela leitura do Livro das Fortalezas, redigido por Duarte de Armas, podemos considerar que, no séc. XVI, Castlo Branco era uma cidade fortificada, com ruas estreitas e casas com uma grande porta para o cavalo e uma porta estreita para o senhor e a sua família . - in:
https://www.centerofportugal.com

Sem comentários: