quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Mosteiro de Kiev-Petchersk - Ucrânia

Uma das várias razões para querer voltar a Kiev é este mosteiro.

O Mosteiro de Kiev-Petchersk é um mosteiro cristão ortodoxo em Kiev. O início da sua existência data de 1051 durante o reinado de Yaroslav I o Sábio. É o mosteiro mais antigo da Ucrânia e um dos lugares santos da religião ortodoxa oriental.

UA-1748044, enviado pelo Yuriy.
Em 1990 foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO, junto com a Catedral de Santa Sofia, também em Kiev. Em 2007 foi eleito uma das Sete Maravilhas da Ucrânia.

UA-1794626, enviado pela Sofia
O recinto tem uma superfície de 28 ha e está rodeado por muralhas. Divide-se em duas zonas: a baixa e a alta. Ambas abrigam vários edifícios de importância religiosa-cultural: igrejas, mosteiros, museus, assim como as antigas covas dos monges que formam o núcleo histórico do complexo.

NL-2327551, enviado pela Kseniia.
Estes edifícios são a Catedral Uspenskyy e a Igreja do Refeitório, ambos parte do Mosteiro.
A catedral foi construída no século XI. Durante a Segunda Guerra Mundial foi totalmente destruída, tendo sido reconstruída em 1999.
A Igreja do Refeitório consiste num refeitório e na igreja de Stº António e Teodósio. O edifício foi construído entre 1893-1895, numa altura em que viviam no mosteiro mais de mil monges. 

Sem comentários: