domingo, 21 de março de 2021

Bergpark Wilhelmshöhe - Alemanha

Dois postais da cidade de Kassel, situada no norte do estado alemão de Hessen, recebidos com 10 anos de diferença. Quando recebi o primeiro postal,  o Bergpark Wilhelmshöhe ainda não estava classificado como Património Mundial. Essa classificação chegou a 23 de Junho de 2013.
O parque é uma criação barroca na qual se podem identificar os desenvolvimentos a nível artístico, tecnológico e de design paisagístico da época. Data dos finais do séculos XVII e foi mandado construir pelo Landgrave Carlos I de Hesse-Kassel.

Foto: Gisa Brandes
DE-10113555, enviado pela Gisela.
Elevando-se 530 metros acima de Kassel, a atracção da cidade - o Monumento a Hércules - coroa o Bergpark, oferecendo uma vista incomparável da cidade e seus arredores. A estrutura monumental consiste em três partes: a Gruta, moldada para se parecer com uma rocha viva, que também é a fonte dos recursos hídricos; o Belvedere aberto que o encima; e a Pirâmide com a estátua de Hércules trabalhada em cobre de 8.30 metros. Esta poderosa figura de cobre foi projetada para simbolizar as virtudes de um governante sábio e justo e a omnipotência do próprio Landgrave.

DE-1078896, enviado pela Srª Claus.
Mais de 750.000 litros de água correm por um total de doze quilómetros em direcção à Grande Fonte na Lagoa do Palácio, onde a água jorra 52 metros no ar sob a força da pressão natural. Iluminadas à noite, as cascatas e fontes entre o monumento de Hércules e o Palácio Wilhelmshöhe são um espectáculo que merece ser visto. As cascatas são uma estrutura de pedra com 250 metros de comprimento que formam gigantescas escadas de água. Todo este sistema depende da pressão natural de reservatórios e tubagem subterrânea abertos manualmente. Este sistema existe há mais de 300 anos.
Severamente danificado na Segunda Guerra Mundial, o monumento foi restaurado como um museu e aberto ao público em 1974.

Sem comentários: