sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Tessalónica - Grécia

Iupi :D já tenho postais de mais de 600 locais unesco. Com os 3 postais que fui hoje buscar aos correios, são 602. Neste envelope enviado pela Lilia "childish" estava este postal da Grécia, um da Sérvia e outro da Síria.

Esta é a Igreja de São Demétrio em Tessalónica, a 2ª maior cidade grega. Os Monumentos paleocristãos e bizantinos de Tessalónica foram declarados Património da Humanidade em 1988.


A Igreja de São Demétrio é o mais importante santuário dedicado a este santo, o padroeiro da cidade. Foi construída na época em que Tessalónica era a segunda maior cidade do Império Bizantino.

No século IV foi erguida neste local uma 1ª igreja cristã que um século depois se converteu numa basílica de três naves. Esta igreja sofreu vários incêndios. A igreja actual resulta da reconstrução feita entre Foi reconstruída entre 629-634.

A igreja é famosa pelos seus seis painéis de mosaicos, datados da última reconstrução da igreja. Estes mosaicos são dos poucos exemplos desta arte que sobreviveram à Idade das Trevas. Alguns deles desapareceram durante a época em que a igreja foi usada como mesquita e durante um grande incêndio em 1917.

Foram necessárias várias décadas para recuperar a igreja depois do incêndio. Durante as escavações realizadas nas décadas de 1930 e 1940 foram descobertas umas termas romanas situadas no lugar onde São Demétrio terá, supostamente, sido preso e executado.

A igreja foi finalmente restaurada e reconsagrada em 1949.

Sem comentários: