domingo, 4 de dezembro de 2011

Persépolis - Irão

Ao ver este postal no album do Luís, pensei logo que fosse de Persépolis, um local Unesco do Irão. O Luís não identificava nem o país do postal e muito menos o local mas mesmo assim pedi-lho e fiz bem porque se trata realmente dum postal de Persépolis. Assim, tenho o meu 2º local Unesco do Irão.

Foto: Mzboni

Persépolis era a antiga capital do Império Persa, situada a aproximadamente 70 km a nordeste de Shiraz, no actual Irão.

A partir de 522 a.C., foi a capital do Império Persa, que na Antiguidade dominou a região do Médio Oriente. Quando Alexandre III da Macedónia invadiu este império, permaneceu algum tempo na capital imperial. Um incêndio no palácio oriental de Xerxes alastrou-se por toda a cidade, destruindo-a parcialmente. Há duas hipóteses sobre a origem do incêndio: uma vingança de Alexandre pelo incêndio da Acrópole, ordenado por Xerxes durante a segunda guerra greco-pérsica, ou um acidente provocado por Alexandre e seus generais durante uma bebedeira.

Em 1931, foram encontradas ruínas de um enorme palácio. Especialistas dizem que ele tinha uma avançada arquitectura.

Devido a esta descoberta Persépolis passou a ser um importante sítio arqueológico do Império Persa, onde foi encontrada uma enorme variedade de artefactos, principalmente em cerâmica e grandiosas ruínas.

Persépolis foi declarada como Património da Humanidade pela UNESCO em 1979. - in: wikipédia

Sem comentários: