quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

PT x World - Grupo 17 * PT x PT

Este é o 2º RR do Miguel, antes organizado pela Ninocas. Neste RR são criados 2 sub grupos, um com elementes de Portugal e outro de outro país. Neste grupo em particular, ambos os grupos eram com elementos portugueses.

Guia Turístico do Norte

Há muitos, muitos anos fui a Barcelos mas apenas me lembro da feira. Ando há tempos a dizer que quero lá ir mas ainda não se proporcionou. Sabendo disso, o Miguel enviou-me este postal com a ponte medieval e o Paço dos Condes de Barcelos.

A ponte sobre o Rio Cávado, foi construída entre 1325 e 1328 por ordem de Pedro Afonso 3º Conde de Barcelos. Esta ponte foi sempre um importante local de passagem para os peregrinos do Caminho de Santiago e para o centro de trocas comerciais que se realizam em Barcelos desde a Alta Idade Média.

O Paço dos Condes de Barcelos trata-se de uma construção perto da margem direita do Cávado, um castelo apalaçado gótico, mandado construir nos inícios do século XV pelo oitavo Conde de Barcelos e primeiro Duque de Bragança. Danificado com o terramoto de 1755, ruiu em 1800. Subsistiram algumas paredes e uma alta chaminé tubular. Neste espaço funciona actualmente o Museu Arqueológico de Barcelos.

Acho que é a 1ª vez, desde que entrei no postcrossing, que receço um postal de Sines. No entanto não é o meu 1º postal de lá, aliás, foi justamente com alguns postais de Sines que comecei a minha colecção há uns anos atrás. Tive um vizinha que era de lá e que fazia colecção de postais. Comecei a minha com os postais repetidos dela.
Neste postal podem ver-se o castelo da cidade e a Igreja Matriz de São Salvador.
O castelo de Sines foi construído em 1424, no reinado de D. João I. A construção desta fortificação teve como objectivo a defesa da costa contra a pirataria, que assolava esta e outras zonas da costa portuguesa.

Um dos alcaides deste castelo foi, Estêvão da Gama, pai do navegador, Vasco da Gama, pelo que se julga que o descobridor do caminho marítimo para a Índia, aqui terá nascido em 1469.

Na Torre de Menagem funciona o Museu de História Natural de Sines.
Foi na Igreja Matriz de São Salvador (ou melhor, na construção primitiva do edifício) que, aos 11 ou 12 anos, com três dos seus irmãos, Vasco da Gama recebe a prima tonsura e se torna membro da Ordem de Santiago. No século XVIII, a igreja medieval, já demasiado pequena para a quantidade de crentes que queriam assistir à missa, teve de ser profundamente remodelada, ganhando o aspecto actual, típico do barroco joanino. - in: http://www.sines.pt/PT/Visitar/monumentos/Paginas/default.aspx

Foto: A. D. N. Costa. © 2002 - Ed. 19 de Abril



Este postal foi enviado pelo 2º Miguel deste grupo, o "maique", novo no forum. O postal mostra a Ponte 25 de Abril e o Aqueduto das Águas Livres em Lisboa e é um postal repetido, já o tinha recebido há uns tempos, enviado pela Ninocas.

Sem comentários: