sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Big Unesco RR - Grupo 41 I

Há uns meses participei neste RR Unesco. Estava à espera que chegasse o 9º e último postal mas depois de tanto tempo, não acredito que vá chegar. Assim, dos 9 recebi 8 e desses 8, 4 eram de locais novos.

Da Itália faltavam-me 6 locais e a Rita enviou-me um deles, Reggia di Caserta, um palácio barroco situado em Caserta, na região italiana da Campania. O edifício foi encomendado pelo rei Carlos VII para servir de centro administrativo e cortesão do novo Reino de Nápoles, ao mesmo tempo que simbolizava o poder real. O monarca quis dotar a Dinastia Borbon-Duas Sicílias de uma residência à altura do Palácio de Versailles. O arquitecto eleito foi Luigi Vanvitelli, em cuja obra predominava o barroco nacionalista, muito próximo do Neoclassicismo. Vanvitelli também tomou a seu cargo o desenho do parque e dos jardins, além de dirigir as obras do palácio.
Não obstante, Carlos jamais viu o seu projecto finalizado, pois teve que partir de Nápoles para ocupar o trono espanhol por morte do seu irmão, Fernando VI de Espanha. O palácio serviu de residência de Verão para o seu filho Fernando I e dos restantes monarcas do Reino das Duas Sicílias até à incorporação deste ao Reino de Itália.
O rei Vítor Emanuel III da Itália doou o palácio ao povo italiano em 1919. O edifício, em conjunto com os jardins e o complexo arquitectónico de São Leucio, foram declarados Património da Humanidade pela UNESCO em 1997. Actualmente é um museu aberto ao público. - in: wikipédia


Da Suiça também já não me faltam muitas e a Sara "zasa", a "dona" do RR, ajudou-me com mais um, Alto Lugar Tectónico Suíço Sardona, situado a Noroeste da Suíça. Esta é uma zona montanhosa de 32 850 he onde se encontram sete cumes com mais de 3 000 m em volta do Piz Sardona. Está situado no Cantão de Glaris, no Cantão de São Galo e no Cantão dos Grisões.
O sítio é um exemplo excepcional de orogénese por colisão continental e fornece excelentes secções geológicas através de uma sobreposição tectónica, um processo pelo qual as rochas mais antigas e mais profundas sobem e passam por cima das mais recentes e menos profundas. Este fenómeno é conhecido pelo termo geológico de falhas inversas.
Em 1884, o geólogo francês Marcel Bertrand foi o primeiro a explicar de maneira exacta este fenómeno capital para a compreensão do nascimento dos Alpes e de outros maciços montanhosos .

O sítio é caracterizado por uma exposição tridimensional clara das estruturas e dos processos típicos destes fenómenos e é reconhecido como um sítio capital para a geologia desde o século XVIII.
A região entrou para o Património Mundial da UNESCO em 2008 por ser um exemplo excepcional de montanha formada a partir da colisão continental. - in:
wikipédia

Foto: Keuning Photo

Quando recebi este postal, enviado pela Heather, tratava-se de um postal de um local novo mas uns dias depois recebi um outro postal do mesmo lugar, Parque Nacional de Mammoth Cave.
Este parque situa-se no estado do Kentucky, nos Estados Unidos e é muito célebre por nele se encontrar grande parte da mais extensa e mais intrincada rede conhecida de cavernas, grutas e túneis naturais do mundo, o Mammoth Cave System, com cerca de 591 km explorados. Este conjunto espeleológico é um exemplo característico de formações à base de rochas sedimentares. O parque abriga em sua rede subterrânea uma flora e fauna variada, incluindo várias espécies em extinção, além de grande quantidade de fósseis.
O parque foi estabelecido em 1 de julho de 1941 e estende-se por 214 km2 na bacia do rio Green, nos condados de Edmonson, de Hart e Barren.
A geologia kárstica do planalto Pennyroyal e do rio Green reúne ao longo de 214 km2 as condições ideais para o desenvolvimento de um ecossistema rico, com cerca de 200 espécies de fauna e 1300 de flora, entre elas muitas adaptadas à escuridão cavernícola.
Sítio de um singular valor geológico e ecológico, está inscrito na lista de património mundial da UNESCO desde 27 de outubro de 1981 e classificado como reserva internacional da biosfera desde 26 de setembro de 1990. - in: wikipédia

Foto: Erick Schnabel

Pouco tempo antes de receber este postal de Zacatecas, no México, enviado pela Steffi, já tinha combinado uma troca para receber um outro postal deste local, no entanto este chegou 1º e é bem mais bonito que o outro.
Zacatecas é uma cidade mexicana, capital do estado do mesmo nome. Foi fundada em 1546 pelos espanhóis.

Em 1993 a UNESCO declarou a parte antiga da cidade Património Mundial da Humanidade.
O centro histórico de Zacatecas é em si uma atração turística da cidade, já que conseguiu manter grande parte de sua arquitetura histórica, sem perder o progresso do século. A cidade possui grandes monumentos da arquitetura civil e religiosa e museus com colecções de grandes dimensões.
Um desses museus é o Museu Rafael Coronel, que se vê no postal. O edifício está localizado no antigo convento franciscano do século XVI, tem a maior coleção de máscaras de todo o mundo.

Sem comentários: