quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Minas Neolíticas de Spiennes - Bélgica

Estas minas foram 1 dos 3 locais Unesco que não visitei na Bélgica. Com este postal, enviado pelo Gilles, falta-me apenas um local para ter os 10 locais belgas.


Spiennes é uma vila na região da Valónia, conhecida pelas minas neolíticas, inscritas como Património Mundial da UNESCO, desde 2000. Foram inscritas por serem "a maior e mais antiga concentração de minas antigas da Europa" além de ter sido citado o nível de desenvolvimento tecnológico humano que demonstrou como justificativa para sua inclusão. As minas cobrem cerca de 100 hectares subterrâneos, sob Mons e são interessantes porque mostram a transição entre a mineração aberta e a subterrânea em alguns nódulos. Os nódulos foram extraídos usando-se pinças de chifre de cervo. As rochas foram transformadas em peças em formato de eixos e finalmente polidas em um estágio final.


O material bruto era retirado de uma ampla área e depois polido e levado ao destino final. O polimento endurecia o produto final, fazendo os eixos durarem mais. Os eixos eram usados inicialmente para limpar florestas durante o Período Neolítico inicial, e para esculpir a madeira com aplicações estruturais, como cabanas e canoas. - in: wikipédia

Sem comentários: