quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Parque Nacional de Redwood - EUA

O Parque Nacional de Redwood, é um complexo formado por 1 parque nacional e 3 estaduais, localizado ao longo da costa norte da Califórnia. Compreendendo o Parque Nacional Redwood (fundado em 1968), parque Del Norte Coast, parque Jedediah Smith e o parque Prairie Creek (datados da década de 1920).

US-2824132, enviado pela Hanna.
Em conjunto, os 4 parques cobrem uma superfície de 540km2 e protegem mais de 45% de todos os bosques antigos de sequoia costeira, também conhecida como sequoia vermelha.
Reconhecendo os ecosistemas pouco habituais e a história cultural encontrada nos bosques, a Unesco classificou estes bosques como Património Mundial da Humanidade em 1980. 

 
© Impact Photographics


Estas árvores podem viver entre 1200 a 2200 anos ou até mais. A espécie inclui os seres vivos mais altos e mais massivos da Terra, atingindo até 115 metros de altura (sem as raízes) e até 9 metros de diâmetro, estando também estão entre os macrorganismos mais antigos do planeta.

 Foto: Carrie Grant

Antes do início da extração comercial e do desmatamento na década de 1850, as sequoias costeiras ocorriam naturalmente ao longo da costa da Califórnia, do sul de Big Sur até a fronteira com o Oregon. Hoje, restam apenas 5% da antiga floresta de sequoias costeira original, ao longo de uma faixa costeira de pouco mais de 700 km's. A maior parte da floresta de sequoias costeiras é agora jovem. As maiores das antigas sequoias costeiras encontram-se no Parque Estadual Humboldt Redwoods, nos Parques Nacionais e Estaduais Redwood e no Parque Estadual Big Basin Redwoods.

 
 Photographer: Larry Ulrich 

Este parque nacional americano é conhecido pelas sequoias gigantes mas estas árvores são apenas uma das espécies num ecossistema rico e muito variado. Para além das sequoias, estes parques também protegem a fauna e flora local, recursos naturais, partes de rios e outras fontes de águas e 60 km's de linha da costa.
Nos pastos nos cumes mais altos do parque podem encontrar-se várias flores sazonais e são o habitat para muitos animais selvagens.

Sem comentários: