quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

PT RR - Grupo 67 * Eu desejo

Mais postais de um grupo do RR em português. Este foi o grupo dos desejos e os meus costumam ser sempre os mesmos, castelos, igrejas e Unesco. Recebi um convento, que faz as vezes de uma igreja, um castelo e um castelo + Unesco.

Edição Casa das Recordações

Mais um postal de Guimarães enviado pelo Manú mas este ainda não o tinha. Mostra o Convento de Santo António dos Capuchos.
Duas fases distintas marcam a história deste edifício: na primeira, foi convento dos frades Capuchos; na segunda, hospital da Misericórdia de Guimarães.
Chegados a Guimarães em 1662, logo no ano seguinte os Capuchos iniciaram a construção do Convento de Santo António, no exterior das muralhas, tendo a primeira pedra sido lançada pelo Prior da Colegiada, D. Diogo Lobo da Silveira, antigo Provedor da Misericórdia. O facto de aproveitarem a pedra do Paço do Castelo e da Muralha da Vila, obtida por autorização régia em 1664, provocou a contestação dos nobres e do povo da vila, pelo desrespeito ao património histórico. A obra foi continuada com a ajuda de esmolas, e, quatro anos depois, os frades instalam-se no convento inacabado.
Extintas as ordens religiosas, a Misericórdia arrematou o edifício do convento em hasta pública, no ano de 1842, pela quantia de 1 600 mil réis, seguindo a concessão da Rainha D. Maria II. Pretendia aí instalar o seu hospital, e na cerca um jardim botânico e cemitério para os irmãos. O hospital abriu ao público em1844.
Em 1974 a história do Hospital de Santo António dos Capuchos segue outro caminho, quando a sua administração passou para o Estado Português, mantendo a actividade no edifício do extinto convento até 1995, data da inauguração do Hospital de Nossa Senhora da Oliveira. - in:
http://www.scmguimaraes.com/conventosac.php

Eu já tinha este postal, enviado pela Gracinha, mas estava em branco. Daí não haver problema.

Aqui temos a torre de menagem do Castelo de Tomar, o Convento de Cristo e ainda a charola da Mata Nacional dos Sete Montes.

A construção do Castelo de Tomar iniciou-se em 1160, pela mão dos templários.

Com a extinção da ordem em 1312, o rei D. Dinis, entregou Tomar à Ordem de Cristo, de que viria a ser governador o Infante D. Henrique, que terá residido neste castelo.


Classificado como Monumento Nacional encontra-se bem conservado.

Francisco Mas, Lta


Não tenho a certeza se já tinha ou não algum postal do Castelo de Silves, mas penso que não. Ok, já descobri. Tenho outros dois postais de Silves, com várias vistas da cidade onde aparecem algumas imagens do castelo. Assim, este enviado pela Leninha, é de facto o meu 1º postal do castelo de Silves.

A construção do Castelo de Silves, considerado, o maior da região algarvia e o melhor exemplo da arquitectura militar islâmica existente em Portugal, é situada no século XI.
O rei D. Sancho I, conseguiu uma primeira conquista deste castelo, com o auxílio de cruzados Ingleses e Alemães, que fizeram capitular a praça ao fim de um longo cerco. Todavia a investida árabe, em 1191, que chegou ao rio Tejo, voltou a colocar Silves nas mãos dos muçulmanos.
Foi no reinado de D. Afonso III, por volta de 1250, que Silves passou definitivamente para as mãos portuguesas, a que se seguiram obras de recuperação do castelo, o que terá acontecido também com o rei D. Manuel I, já em 1500.
O terramoto de 1755, provocou muitos estragos, mas actualmente é considerada como um dos mais bem conservados monumentos nacionais, graças à obras da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.
Este castelo de paredes vermelhas, devido ao revestimento em grés vermelho existente na região, está situado no cimo da colina, rodeado por uma cortina de muralhas com onze torreões, ocupando uma área de doze mil metros quadrados.
Na alcáçova existem duas cisternas, a Cisterna Moura, com cerca de dez metros de altura, cuja abóbada é sustentada por cinco arcos assentes em colunas e a Cisterna dos Cães, um poço com cerca de sessenta metros de profundidade. - in:
http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-castelo-de-silves-14007

Sem comentários: