terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Unescos da Austrália

Estes foram os últimos postais de locais Unesco novos que recebi. Nos próximos tempos não prevejo a chegada de mais :( Pode ser que me engane.

Estes dois são da Austrália, das ilhas Macquarie, Património Mundial desde 1997, e Lord Howe, na lista desde 1982.

Ambos os postais foram enviados pelo Castor.

Foto: Graeme Beech

A ilha Macquarie é uma possessão peri-antárctica da Austrália no Oceano Antártico, localizada a 1500 km a sudeste da Tasmânia, a meio caminho entre Austrália e o continente antárctico. A ilha tem 34 kms de comprimento máximo e 5 kms de largura máxima, com uma área de 128 km².

A ilha é a parte exposta de uma cumeada da cordilheira Macquarie, elevada até à posição actual devido a movimentos das placas tectónicas Indo-Australiana e do Pacífico. É um local de importante significado ambiental, sendo o único local da terra onde rochas do manto terrestre, normalmente 6 km abaixo do nível do oceano, se encontram expostas. Esta exposição mostra excelentes exemplos de pilares de basalto e outras rochas extrusivas. - in: wikipédia

Foto: John Butler

O Arquipélago de Lord Howe é composto por apenas uma ilha, a Ilha de Lord Howe, que se localiza no Mar da Tasmânia, a cerca de 600 km da costa da Austrália.

A ilha de Lord Howe, de origem vulcânica, foi formada há sete milhões de anos. Foi descoberta em 1788 pelo Comandante Lidgbird Ball. Em 1982 foi considerada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO e desde então tem-se tentado preservar a sua genuinidade e riqueza ecológica.

A ilha de Lord Howe, com 57 km², conta com 350 residentes permanentes.

A Unesco tenta reduzir ao máximo a intervenção humana nesta ilha de modo a preservar todo o seu ecossistema, pois em 1788 havia quinze espécies de aves exclusivas da ilha e em 1834, altura em que colonizaram a ilha, nove das espécies já estavam extintas. Pensa-se que tal efeito se deve ao rato-preto muito existente nos navios da altura e que passou a alimentar-se vorazmente dos ovos destas aves, impedindo a sua continuidade. Outra ameaça foi a introdução dos porcos, que mais tarde tiveram que ser eliminados da ilha pois ameaçavam a continuidade de uma espécie única, o Gallirallus sylvestris (um frango-de-água exclusivo da ilha, não-voador). Neste momento encontram-se sob um plano de conservação que se tornou no mais eficaz e com mais sucesso em todo o mundo, pois em 1920 existiam apenas 20 representantes da espécie e neste momento existem cerca de 200. A riqueza e unicidade desta ilha não se limitam às aves, pois possui 241 espécies diferentes de plantas nativas, das quais 105 são exclusivas da ilha. - in: wikipédia

Sem comentários: