sexta-feira, 6 de abril de 2012

Darfur - Sudão

Este é o meu 1º postal do Sudão. Tive de o trocar por 2 postais mas foi uma bela aquisição. A caminho está mais um postal de outro país novo na minha colecção. Deve chegar para a semana.


Darfur é uma região no oeste do Sudão, na fronteira com a Líbia, o Chade e República Centro-Africana.
Com uma área de 503 180 km2 e uma população aproximada de 7 000 000 de habitantes, Darfur caracteriza-se pelo baixo nível de desenvolvimento. Apenas 44,5% das crianças do sexo masculino e 33,3% das crianças de sexo feminino frequentam a escola.

Três etnias são predominantes em Darfur: os furis, que emprestam o nome à região, os masalitis e os zagauas, em geral negros muçulmanos ou seguidores de outras religiões africanas.

A região é palco de um conflito decorrente de disputas entre as populações árabe e não árabe, na franja sul do Deserto do Saara. Os não árabes, separatistas, são alvos de uma ação de extermínio empreendida por milícias árabes denominadas janjauidis, que, por sua vez, são acusadas de receber apoio do governo sudanês. O conflito já fez mais de 200 000 mortos e cerca de 2 000 000 de refugiados desde 2001, em quatro anos de inércia diplomática entre os países do mundo. Segundo o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, além das causas sociais, económicas e políticas, o conflito e a grave crise humanitária decorrente têm sido intensificados por alterações climáticas que provocam períodos alternados de grande seca , chuvas e inundações no sul do Sudão a partir da década de 1970. - in: wikipédia

Sem comentários: