quinta-feira, 19 de abril de 2012

Orangotangos de Sumatra

Estes bichos são tão, tão giros :D Já há algum tempo que andava a tentar conseguir este postal e hoje chegou à minha caixa de correio.

Estes simpáticos orangotangos vivem na reserva Bukit Lawang que se situa dentro do Parque Nacional Gunung Leuser, no norte da ilha de Sumatra. Este parque, juntamente com outros dois, está incluído na lista do Património Mundial, com o nome Património da Florestas Tropicais em Sumatra.
Com este postal, já tenho, finalmente, todos os locais Unesco da Indonésia.

Foto: Alain Compost

O orangotango é um animal quadrúpede da ordem dos primatas que vive nas florestas da Indonésia e da Malásia.

Tem entre 1,10 e 1,40 m de altura e pesa entre 35 e 100 kg, o que o faz a segunda maior espécie de primatas do mundo, superado apenas pelo gorila.

Não existem muitos interesses comerciais em caçar os orangotangos, entretanto a ocupação humana nas áreas florestais de Sumatra e Bornéu colocou os orangotangos na lista de animais ameaçados de extinção. Segundo os cientistas, restam pouco mais de 100 000 orangotangos no mundo, sendo que o rápido crescimento do ritmo de devastação permite fazer a previsão que a extinção da espécie ocorrerá em algumas décadas.

Orangotango-de-sumatra é uma das duas espécies de orangotangos. São encontrados apenas na ilha de Sumatra, sendo a mais rara das duas espécies. - in: wikipédia

Sem comentários: