sexta-feira, 25 de maio de 2012

BR-202843

Assim à 1ª vista não parece mas esta estrurura estranha é um farol, o farol do Cabo Branco, situado na praia de Cabo Branco, em João Pessoa, a capital do estado da Paraíba.  

 Foto: João Neto
BR-202843, enviado pela Maísa.
Situa-se cerca de 800 metros ao norte da Ponta do Seixas, o ponto mais oriental do Brasil continental.
Com uma torre triangular em concreto, três projeções pontiagudas em forma de asa a 3,5 m do chão, o farol é pintado de branco com uma faixa horizontal preta logo acima das asas. Há décadas, muito antes de a cidade de João Pessoa entrar no roteiro turístico, o Farol do Cabo Branco já era conhecido por marcar "o ponto mais oriental das Américas".
O projecto do monumento é de Pedro Abraão Dieb, professor aposentado do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi inaugurado em abril de 1972, governo de Emílio Médici, plena ditadura militar. O Farol do Cabo Branco tem uma forma triangular única no país. Os seus projetistas tiveram a intenção de representar uma planta de sisal, ao desenhar o farol. O sisal representou um dos ciclos económicos mais duradouros e lucrativos no estado da Paraíba.

Sem comentários: