quarta-feira, 6 de junho de 2012

PL-433546 & PL-448185

Hoje quando já pensava que ia ficar sem postais pelo 2º dia consecutivo, eis que aparece o carteiro (bem mais tarde que o habitual) e entrega-me 9 postais. Já compensa o dia de ontem. Entre eles estava um oficial da Polónia, o 2º em poucos dias. Por isso editei este post e assim, aqui ficam os 2 oficiais, ambos de Varsóvia. Apesar de ter comprado vários postais em Varsóvia, não comprei nenhum destes.

 DDK Edition

PL-433546, enviado pela Olga.
Gosto tanto de receber postais de locais onde já estive. Passei por quase todos os locais ilustrados no postal.
O que impressiona em Varsóvia é saber que grande parte do centro histórico da cidade foi destruído durante a 2ª Guerra Mundial e dois em cada três dos habitantes que lá viviam antes da guerra ou tinham morrido ou tinham sido deportados. A reconstrução procedeu-se de forma minuciosa, com as ajudas de outros países.
Em 1980 a Unesco classificou o centro histórico da cidade como Património Mundial, classificando-o como um exemplo de reconstrução quase total de uma sequência histórica que se estende desde o século XIII até ao século XX.
 
 DDK Edition
PL-448185, enviado pela Kasia.
Se tivesse tido tempo teria visitado este palácio. Fica para uma próxima visita, sim porque vai haver, com certeza, uma próxima.
O Palácio Wilanów, em Varsóvia, foi construído para o Rei polaco Jan III Sobieski, no último quartel do século XVII, e mais tarde foi ampliado por outros proprietários. Apresenta as características típicas da residência barroca suburbana entre cour et jardin (entre pátio e jardim). A sua arquitectura é muito original - é uma mistura entre a arte europeia e a velha tradição de construção polaca. As elevações e interiores do palácio, usando símbolos antigos, glorificam a família Sobieski, especialmente os triunfos militares do Rei.
Depois da morte de Jan III Sobieski, em 1696, o palácio passou para a posse dos seus filhos. A partir de 1720 viria a ser possuído por uma sucessão de famosas famílias magnatas.
Entre 1730 e 1733 serviu de residência a Augusto II, também um Rei da Polónia. Cada proprietário modificou os interiores do palácio, tal como os jardins e cercanias, de acordo com a moda e necessidades correntes.
Depois da Segunda Guerra Mundial, o palácio foi renovado. A maior parte da colecção saqueada pela Alemanha durante a guerra foi repatriada e, em 1962, foi reaberto ao público.
O Palácio e Parque de Wilanów não constituem apenas um testemunho sem preço do esplendor passado da Polónia, mas são também um local para eventos culturais e concertos. - in: wikipédia

Sem comentários: