segunda-feira, 23 de julho de 2012

Castelo de Aljezur

No gupinho tuga do postcrosing há 2 temas com que vibramos particularmente, castelos e Unesco. Sabendo disso, a Vitória enviou-me o postal do castelo de Alzejur, novo na colecção.

 © Grafipost - Editores e Artes Gráficas, Lda
  O castelo de Aljezur tem como referências possíveis, da sua passagem para o domínio português, o reinado de D. Sancho II, por volta de 1240, ou o reinado de D. Afonso III, em 1249.
A posição importante desta região, junto a um porto fluvial, já que a ribeira de Aljezur era navegável, levou à fixação de populações desde a pré-história, mas a construção do primitivo castelo é atribuída aos árabes.
 No reinado de D. Manuel I, o castelo terá sido recuperado do seu estado de abandono, mas durante o século XV, com a perda do seu interesse estratégico, foi definitivamente abandonado.
 O terramoto de 1755, desferiu o golpe final na fortaleza, danificando muito da sua estrutura, de que restam parte das muralhas e de uma torre principal.  
 Classificado como Imóvel de Interesse Público, em 1977, tem beneficiado de trabalhos de consolidação e reparação das muralhas. - in: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-castelo-de-aljezur-13812

Sem comentários: