quinta-feira, 5 de julho de 2012

Gammelstad - Suécia

Na terça feira recebi este postal, enviado pela Merja, de um local Unesco novo da Suécia, a Aldeia Paroquial de Gammelstad, no norte do país.
Está classificada como Património Mundial pela UNESCO desde 1996 e é considerada a aldeia paroquial mais bem conservada da Escandinávia. O seu interesse patrimonial reside na sua igreja de pedra, rodeada de 425 casas construídas em madeira, ladeando ruelas que se dirigem em direcção à igreja, segundo o costume medieval e cinco estábulos (de um conjunto que chegou a atingir os 350 em 1817).

 © Foto: Alf Lindbergh
A igreja, de estilo gótico flamejante, foi consagrada em 1492 e foi enriquecida em 1520 com a compra de um retábulo flamengo, de Antuérpia, representando a Paixão de Cristo e cuja opulência e valor artístico justificam a soma dispendida pela paróquia na sua aquisição (cerca do triplo do que se pagaria na época por um retábulo bem executado). Notória é a localização da igreja, no centro exacto da aldeia.
A aldeia testemunha um modo de vida e cultura que persistiu até à actualidade e que inclui regras definidas para a utilização dos espaços comuns, como as cabanas e os estábulos. - in: wikipédia

Sem comentários: