domingo, 19 de agosto de 2012

Jaipur - Índia

Recebi este postal em Junho quando troquei pela 1ª vez com o Nagi. Entretanto já fiz outra troca com ele e os postais chegaram há umas semanas. Este é de Jaipur, capital e maior cidade do estado do Rajastão.  Tem cerca de 2.46 milhões de habitantes e foi fundada em 18 de novembro de 1728 pelo Marajá Sawai Jai Singh II, o governante de Amber, e é conhecida como "A cidade rosa", já que em 1876 o seu marajá mandou pintá-la dessa cor, para a visita do Príncipe de Gales. Desde então a cidade é regularmente pintada. - in: wikipédia
O postal mostra o palácio Hawa Mahal, também conhecido como Palácio dos Ventos.

 Foto: V B Anand
O Hawa Mahal foi construído em 1799 e fazia parte do Palácio da Cidade. Servia como extensão da zenana ou quarto das mulheres, destinada ao harém.  A função original  do edifício era permitir às mulheres reais observar a vida quotidiana das ruas da cidade sem serem vistas.
O palácio tem 5 pisos e um total de 953 janelas. A estrutura exterior faz lembrar um pavão real, animal de grande simbolismo na Índia. Não existem escadas para os pisos superiores, o acesso faz-se através de rampas.
Apesar de actualmente se conservar pouco mais da fachada, este palácio é um dos símbolos de Jaipur.

Sem comentários: