quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Idrija - Eslovénia

Este é mais um postal de um novo local Unesco. Idrija, juntamente com Almadén em Espanha, foi colocada na lista do Património Mundial este ano. O postal foi enviado pela Vesna.

Idrija é uma pequena viala na região de Goriška. Tal como Almadén, é conhecida pela extração e exploração de mercúrio. Em Idrija, o mercúrio foi descoberto em 1497.  Idrija é um dos poucos lugares no mundo onde o mercúrio surge estado liquído e em Cinábrio, nome usado para o sulfeto de mercúrio.

 Foto: Dusan Jez
O castelo Gewerkenegg domina o centro histórico de Idrija. Foi construído no início do século XVI para servir de sede administrativa e armazém da mina de Idrija, na altura a 2ª maior mina de mercúrio no mundo. O actual complexo Renascentista sofreu uma renovação em estilo barroco no meio do século XVIII, quando o terraço interior foi criado e pintado com frescos decorativos.
Actualmente este castelo alberga o Museu de Idrija, cuja exposição central - Cinco Séculos de Mineração de Mercúrio e a Vila de Idrija - oferece um levantamente de meio milénio de história da mais antiga vila mineira da Eslovénia.
O castelo Gewerkenegg é o único castelo no país não construído pelos senhores feudais mais sim pelas necessidades da mina de mercúrio.  Serviu como  centro administrativo da mina durante mais de 400 anos.

Sem comentários: