quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Ruínas de Loropéni - Burkina Faso

Hoje o meu carteiro teve a confirmação que sou mesmo viciada em postais!! Recebi nada mais nada menos que 20 postais touchnote e ainda outros 3 postais num envelope :D
Um dos touchnote foi este enviado pelo Miguel. Só mesmo assim conseguimos um postal do Burkina Faso. E por que razão enviar um postal do Burkina Faso? Não é só por ser um país daqueles de onde quase ninguém tem postais, mas é porque este país nos é muito "querido". Na comunidade em português no forum do PC, de vez enquando já trazemos o Burkina Faso à baila. Não sei como começou esta espécie de "private joke" mas é uma daquelas coisas que só nós entendemos ;)

Este sítio com 11.130 m2  é o 1º e único local Unesco do país. Estes murros de pedra são uma das mais bem conservadas das dez fortalezas existentes na zona de Lobi e fazem parte de um conjunto de mais de cem recintos de pedram que testemunham a importância do comércio do ouro através do Saara.  
Recentemente comprovou-se que estas ruínas, situadas perto da Costa do Marfim, do Togo e Gana, têm pelo menos 1000 anos.  
Este local foi ocupado pelos povos Lohron e Kulango que controlavan a extração e transformação do ouro na região durante os séculos XIV e XVII.
Existem muitas incógnitas sobre este local uma vez que grande parte do mesmo ainda não foi investigado. Sabe-se no entanto, que os seus habitantes deixaram o local durante alguns períodos da sua longa história, até o abandonarem por completo no início do século XIX. 

Sem comentários: