terça-feira, 14 de agosto de 2012

Tentativas Unesco da Rep. Checa

Não faço muita questão em ter postais dos locais que fazem parte da lista de tentativas do Unesco mas quando surge a oportunidade, e não há nada mais interessante que me agrade, então sim, escolho postais desses locais. Da Rep. Checa já tenho bastantes, espero que algum deles venha a ser Património Mundial num futuro próximo.

 Foto: M. Pokladnik & Aeroklub K. Vary
Terezín é uma povoação checa conhecida pelo campo de concentração de Theresienstadt.
Durante a Segunda Guerra Mundial a povoação foi usada como gueto judio e posteriormente, a antiga fortaleza serviu de campo de concentração ao exército nazi.  
A fortaleza nunca teve a função de campo de concentração mas serviu como prisão tenporária a muitos que foram enviados para outros campos para serem executados. 
Cerca de 150 000 judeus passaram pelo gueto, dos quais morreram aproximadamente 33 000 Terezin e outros 88 000 foram deportados para campos de extermínio.
No final da guerra havia 17 247 subreviventes.
Despois da guerra a fortaleza foi utilizada para fins militares até ser abandonada em 1996.
Hoje em dia está aberta ao público como mostra do holocausto. Anexo à fortaleza existe um cemitério com corpos que nunca foram identificado. No centro da cidade, pode ainda visitar-se o museu do gueto.

Foto: M. Pokladnik & Aeroklub K. Vary
 Žatec situa-se no norte da Rep. Checa. A cidade é conhecida pelo cultivo do lúpulo, tradicionalmente usado, junto com o malte, a água e a levedura, no fabrico da cerveja.
A maior parte das estruturas e edifícios associados ao processamento do lúpulo, encontram-se no centro histórico da cidade. Como resultado, não são só as torres dos edifícios históricos - a Câmara Municipal e a igreja -  que dominam as vistas da cidade, mas também as chaminés das casas de secagem de lúpulo. 

 Foto: J. Schneider
Já tinha falado da região Český ráj e aqui está um postal de lá. Esta região é conhecida não só pelos castelos mas também pelas formações de arenito.

Sem comentários: