quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Unescos do México

Tenho aqui mais uns postalinhos Unesco. Os postais são 3 mas são apenas de 2 locais, Hospício Cabañas e Paisagem de Agave e Antigas Instalações Industriais de Tequila. Os postais foram todos enviados pela Irma.

 Foto: Alberto Gomez Barbosa
O Hospício Cabañas, localizado em Guadalajara, Jalisco, no México, está classificado como Património Mundial desde 1997. É considerado um dos maiores e mais antigos hospitais na América Hispânica.
O complexo foi fundado em 1791 pelo bispo de Guadalajara para cuidar e dar abrigo a sem abrigos, orfãos, idosos, deficientes e doentes crónicos. O interior da capela foi decorado no século XX com frescos monumentais de José Clemente Orozco.

 Foto: Erik Schnabel
O edifício funcionou como hospital até 1980, quando passou a funcionar como Instituto Cultural Cabañas.
Actualmente o edifício, com um total de 23,447.90 m², conta com 23 pátios, 106 quartos, 72 corredores e 2 capelas.
O Instituto preserva as obras de José Clemente Orozco, Mathias Goeritz e obras de vários artistas  jaliscienses. Além disso, realizam-se aqui exposições de pintuta, escultura, fotografía, etc.  

Foto: Alberto Gomez Barbosa
A Paisagem de Agave e Antigas Instalações Industriais de Tequila, no México é um Património Mundial da Unesco desde 2006.
O sítio de 34.658 hectares entre o vulcão Tequila e o profundo vale de Rio Grande, é parte de uma extensa paisagem de agaves azuis moldada pela cultura da planta usada desde o século XVI. A paisagem contem também instalações industriais que reflectem o crescimento do consumo da tequila nos séculos XIX e XX. Actualmente, a cultura da agave é vista como parte da identidade nacional.
A área inclui uma viva e trabalhadora paisagem de culturas de agave e os estabelecimentos urbanos de Tequila, Arenal e Amatitan com grandes fábricas onde o "ananás" da agave é fermentado e destilado. A propriedade é também um testemunho para as culturas Teuchitlan que moldaram a área de Tequila de 200 a 900 d.C., através da criação de terraços para agricultura, habitação, templos, montes cerimoniais e campos para jogar à bola. - in: wikipédia

Sem comentários: