sábado, 22 de abril de 2023

Zuraw - Gdansk

Durante a Idade Média Gdansk foi maior porto da Polónia e floresceu como uma cidade mercantil que comercializava âmbar do Báltico.  
Gdańsk é uma cidade única e a sua história está intimamente ligada ao mar, ao porto e à tradição hanseática. Para os seus residentes, a coexistência da cidade e do porto significa, antes de mais, emprego, mas também a melhoria da circulação rodoviária devido à modernização das ligações cidade-porto. Gdańsk é um destino atraente, com uma infinidade de edifícios interessantes, impressionantes monumentos históricos e ruas antigas. Sua arquitetura é uma mistura de vários estilos: românico, gótico, renascentista, rococó e barroco. 

 
Photo by E. Meksiak
PL-661916, enviado pela Ania e pelo Janek.
Nesta vista de Gdańsk pode ver-se o centro histórico da cidade ao longo do rio Motława e a grua medieval, Żuraw. 
A silhueta da grande grua é um símbolo bem conhecido da cidade. A primeira grua de madeira data de 1367. Foi destruída por um incêndio no século XV. A estrutura em tijolos foi erguida em 1444. A fachada oeste de tijolos foi concluída em 1483.

Foto: Dariusz Krakowiac
A enorme estrutura da grua é flanqueada por duas torres arredondadas fortificadas. O piso térreo tinha posições de canhão. As canhoneiras de tiro marcam os andares superiores.   
O mecanismo de elevação da grua era feito através de dois pares de rodas dentadas num eixo. Quatro trabalhadores moviam cada roda, andando dentro dela como hamsters humanos. Este sistema fornecia força muscular suficiente para levantar duas toneladas de carga a uma altura de quase 36 metros.  
Durante a Segunda Guerra Mundial, a parte da construção em madeira foi destruída e só 60% da parte em tijolo permaneceu intacta. Foi reconstruído em 1965 e foi doado ao Museu Marítimo Polaco.  
Lá dentro estão coleções permanentes, especialmente sobre a vida quotidiana no porto dos séculos XVI a XVIII.

Sem comentários: