segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

PT RR - Grupo 142 * Surpresa Dezembro '19

Os últimos postais de 2019 do RR tuga.

Fotos: Antº Macedo; David de Abreu; Carlos Reveles; Izhar Perlman; Sergi Zelman; Sérgio Duarte; Vera Sanches * © 2017 - Ed. 19 de Abril: 157
O ano passado o Rui enviou-me este mesmo postal, bem não é exactamente o mesmo porque o calendário do ano é diferente. As imagens são as mesmas e continuam as iniciais dos dias da semana em inglês. Porquê?!! ☹️

Nunes Almeida Editores
Já fui várias vezes a Lamego mas nunca visitei este capela. Quando lá voltar pode ser que a Ana Rita ma mostre. 
O templo de S. Pedro de Balsemão é o mais antigo de todos os monumentos de Lamego e, de acordo com alguns historiadores,  o segundo da Península Ibérica. A sua origem suévico-visigótica remonta ao séc. VII, ao tempo de Sisebuto (rei visigótico que chegou a cunhar moeda em Lamego).
No séc. XVII, a capela foi reedificada, sendo desta época a excelente talha que a reveste interiormente.
De raro valor histórico e arqueológico, o templo, com três naves, possui duas peças do séc. XIV dignas de menção: uma escultura da Senhora do Ó esculpida em pedra de ançã e o túmulo do Bispo do Porto D. Afonso Pires, esculpido em granito.
A Capela de S. Pedro de Balsemão conserva grande parte da sua traça original e a grandiosidade do seu interior preserva o ambiente misterioso de épocas distantes.
Integra as “Rotas Medievais do Vale do Douro”, em conjunto com outros exemplares do valioso património religioso construído no concelho de Lamego, e está classificada como Monumento Nacional. - in: http://www.cm-lamego.pt/conteudos.asp?bd=patrimonio&id_tema=2

© OVET
Nunca fui a Paris, não tenho intenção de lá ir em breve mas quando lá for faço questão de ir ao Sacré Coeur. Apetece-me sentar naquelas escadas e comer um gelado ou uma baguette!! O postal foi enviado pelo Paulo. 
A Basílica do Sagrado Coração (Sacré Coeur) é um dos lugares sagrados mais importantes de Paris. Está localizada no alto de Montmartre, uma colina de 130 metros de altura de onde se pode contemplar uma vista magnífica de Paris. 
A basílica, obra de Paul Abadie, começou a ser construída em 1875 e foi terminada em 1914. Foi consagrada como basílica aos cinco anos de sua construção, em 16 de outubro de 1919. - in: https://www.tudosobreparis.com/sacre-coeur

Editions RENE
Não tenho a certeza mas esta deve ser a torre da Basílica de São Miguel. Se não for, a Joana que me corrija. 
A basílica é uma igreja em estilo Gótico Flamboyant (também chamado de "Flamejante") em Bordéus, construída entre o final do século XIV e o século XVI. A torre com 114 metros de altura, foi construída no século XV.

1 comentário:

dannyozzy disse...

Eu acho que é a torre Pey-Berland, junto à catedral de Bordéus, ou catedral de Santo André