terça-feira, 4 de setembro de 2012

Castelo Mendo

Castelo Mendo é uma das 7 belas Aldeias Históricas no distrito da Guarda. Apesar de ser aqui perto só ainda lá fui uma vez.

Foto: Marta Cairrão 
A Aldeia de Castelo Mendo é uma povoação muito antiga, implantada sobre um maciço granítico, a 756m de altitude, um ponto de defesa estratégica.
Acredita-se que a primitiva edificação do castelo remonte à passagem do século XII para o XIII, sob o reinado de Sancho I de Portugal (1185-1211). A povoação recebeu Carta de Foral, passada por Sancho II de Portugal (1223-1248) em Vila do Touro, a 15 de Março de 1229. Este documento é particularmente interessante por estipular a primeira feira oficial no reino, a ser realizada por oito dias, três vezes por ano: na Páscoa, no São João e no São Miguel. Nele se encontram referidos o castelo e seu alcaide à época, Mendo Mendes. Data deste período a construção da primeira cintura muralhada para defesa da povoação. - in: wikipédia

Foto: Marta Cairrão
Existem algumas igrejas na aldeia, umas bem conservadas, outras em ruínas. Esta, a Igreja de Stª Maria é muito antiga, foi construída antes da fundação de Portugal.

2 comentários:

Rodrigo Oliveira disse...

É pequena mas bastante engraçada!
Para quem andar por essas bandas, vale bem uma visita. E, já agora, não esquecer Castelo Bom e, principalmente, Almeida.
Infelizmente, não consegui arranjar postais destas pequenas aldeias... Só de Almeida!

Martinha disse...

Estas localidades merecem todas uma visita. Pena a falta de postais. Também só os encontrei em Almeida e no posto de turismo perguntei se tinham postais de Castelo Mendo e Castelo Bom, disseram que não.
De Castelo Mendo já comprei um aqui na Guarda e tenho um outro, de Castelo Bom nunca vi.