segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Festas da Rainha Santa

As Festas da Rainha Santa têm lugar de 2 em 2 anos em Coimbra e este ano foi ano de festa. De 1 a 9 de Julho a cidade homenageou a sua santa patroeira. A Cristina assistiu a uma das procissões e enviou-me este postal.

 Guia Turístico do Norte
As Festas da Rainha Santa são a mais genuína manifestação de veneração da cidade à sua Padroeira, D. Isabel, mulher do Rei D. Dinis. Mulher de grande piedade, manifestou sempre profunda caridade e sensibilidade para com as necessidades dos pobres e excluídos, sendo, por isso, apelidada de Rainha Santa.
Foi canonizada em 1625 e por essa ocasião Coimbra manifestou o seu entusiasmo e alegria, celebrando o dia com festejos que se prolongaram por uma semana. Actualmente, as Festas realizam-se de dois em dois anos, numa simbiose de manifestações religiosas e profanas. O ponto alto são as duas procissões religiosas, uma nocturna e outra diurna, nas quais a imagem da Veneranda é transportada em ombros para a Igreja da Graça, regressando, no domingo seguinte, ao local de origem, o Convento de Santa Clara-a-Nova. - in:
http://www.turismodecoimbra.pt/pt/feiras-e-festas/festas-da-cidade-de-coimbra-e-da-rainha-santa-isabel.html

Sem comentários: