sexta-feira, 14 de setembro de 2012

FR-230241

Um postal a sério e muito real, é este oficial da França com alguns castelos do chamado País Cátaro, situado na região de Languedoc -Roussilon, no sul da França.
No século XII, os habitantes do Languedoc, os Cátaros, foram considerados pela Igreja Católica os piores hereges da época, principalmente por causa da sua cultura singular, bem diferente do resto do país: era uma área praticamente independente do Rei da França; nela falava-se o dialeto provençal e não o francês.
Neste postal estão os castelos de Lastours, Quéribus, Montségur, Puilaurens e Peyrepertuse.

 Fotos: C. Nègre
FR-230241, enviado pela Barbara.
Os castelos cátaros são um um conjunto de castelos erguidos pela Coroa Francesa no final da Cruzada albigense. Alguns destes locais constituíram-se antes do período monárquico em povoações fortificadas capazes de defender os cátaros, tendo sido, após o esmagamento da heresia, transformadas em autênticas cidadelas.
Em 1659, os reis Luís XIV de França e Filipe IV de Espanha assinaram o Tratado dos Pirinéus, selado com o casamento da Infanta Maria Teresa de Espanha com o soberano francês. Esse tratado modificou as fronteiras, dando o Russilhão à França e movendo a fronteira para o Sul, para a crista dos Pirinéus, onde se encontra atualmente. As antigas fortalezas perderam a sua função estratégica. Algumas mantiveram guarnições por algum tempo, algumas até à Revolução Francesa, mas, progressivamente, todas entraram em decadência, algumas tendo-see tornado redis de ovelhas e outras esconderijo de malfeitores. - in:
wikipédia

Sem comentários: