quinta-feira, 6 de setembro de 2012

As minhas igrejas by TN

Estes postais ficam lindamente na minha colecção de igrejas. Por não ter encontrado postais "normais" delas é que fiz e enviei para mim estes touchnotes. Ainda estou à espera de um outro postal mas acho que tenho de o reenviar, não chegou até hoje e devia ter chegado juntamente com o de Espinho.

 Foto: Marta Cairrão
Se não me engano estive em Espinho em Maio deste ano. Comprei alguns postais mas não encontrei nenhum com esta igreja, a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda., a Matriz de Espinho.
Esta igreja veio substituir a antiga Capela da Praça Nova, numa área que foi invadida pelo mar. É uma obra moderna da responsabilidade do arquiteto Adães Bermudes, iniciada em 1930. Trata-se de uma construção ao gosto da época, com sabor revivalista neo-românico.
Este templo caracteriza-se pela boa combinação dos elementos de inspiração românica e as necessidades
contemporâneas. - in: http://www.infopedia.pt/$igreja-matriz-de-espinho

 Foto: Marta Cairrão
Aqui mais perto fica Castelo Bom e esta é a Igreja de Nossa Srª da Assunção. Esta igreja como a vemos hoje, foi construída no século XVIII no lugar de uma outra que datava do século XIII.

 Foto: Marta Cairrão
Já estive em Vila Real por 3 vezes. Esta foto foi tirada na última vez que lá estive, 2008.
A Igreja de São Domingos ou Sé de Vila Real tem origem num convento dominicano, que terá sido iniciado em 1424, no reinado de D. Dinis. Do convento nada mais resta do que a igreja e seu adro.
De concepção gótica, mesmo tardia, é um monumento de 3 naves.
Sofreu obras profundas em meados do século XVIII, torre e capela-mor. Foi classificada como Monumento Nacional em 1926. - in: wikipédia

 Foto: Marta Cairrão
 A Igreja Matriz de Torre de Moncorvo, dedicada a Nª Srª da Assunção. A sua construção iniciou-se na 1ª metade do século XVI e demorou 100 anos a ser construída e é, não só o mais vasto templo de Trás-os-Montes e Alto Douro, como provavelmente a maior igreja matriz de Portugal.

Foto: Marta Cairrão
A antiga catedral de Miranda do Douro foi consagrada em 1556, é hoje a matriz da cidade. Fundada por D. João III em 1552, evidencia-se pela sua fachada com portal maneirista, torres sineiras, altares, retábulos, abóbadas e cadeirais.

Sem comentários: