sábado, 8 de setembro de 2012

Os meus castelos by TN

Quando decidi enviar para mim alguns postais touchnote com as minhas fotos, fui logo procurar fotos de castelos que não tenho em postais. De Marialva e Arnóia até tenho mas neste postal de Marialva vê-se melhor o castelo e a área envolvente, e o outro de Arnóia divide o espaço com um jardim em Celorico de Basto, neste o postal é só para ele :D

Foto: Marta Cairrão
Marialva é um lugar tão bonito que merece estar em muitos postais. Bem, eu só visitei este parte do castelo, não andei pela aldeia propriamente dita. Fui a trabalho, não teve oportunidade de passear muito tempo.
Marialva já devia ser fortificada quando em 1063, o rei de Leão, Fernando Magno, a conquistou aos muçulmanos, que ocupavam esta região depois dos visigodos e também dos romanos, em cuja época Marialva integrava uma importante via romana.
Com independência portuguesa, D. Afonso Henriques, incentivou o repovoamento da povoação, que se encontrava praticamente abandonada, tendo procedido também, provavelmente, à melhoria das suas defesas.
 Estas melhorias seriam continuadas por D. Sancho I, que também ampliou as muralhas de protecção da vila, todavia no reinado de D. Dinis, que em 1286 instituiu uma feira mensal, a povoação já se estendia para fora da zona fortificada.
 O castelo teve diversas intervenções na sua estrutura, nomeadamente no reinado de D. Manuel I e de D. Sebastião, cuja intervenção e atestada por uma inscrição na muralha, referindo a data de 1559.
 Com o atentado a D. José I, em 1758, e a acusação do marquês de Távora, que nessa altura era alcaide de Marialva, a fortificação foi abandonada, deixando de haver habitantes dentro dos muros da povoação,
 Classificado como Monumento Nacional, beneficiou de obras de recuperação e beneficiação a cargo do IPPC. Neste conjunto histórico para além do castelo com a Torre de Menagem, inclui-se o pelourinho, a cisterna, a alcáçova e duas igrejas. in: www.guiadacidade.pt/pt/poi-castelo-de-marialva-15252

Foto: Marta Cairrão
O castelo de Arnóia fica a poucos km's de Celorico de Basto. A sua construção terá sido no século X. Está classificado como Monumento Nacional e é propriedade do estado.

Foto: Marta Cairrão
O ano passado durante a viagem de carro por Trás-os-Montes, passei por Vinhais a caminho de Bragança. Só parei o tempo necessário para tirar 2 fotografias. Com certeza haveria algo de interessante para visitar mas não havia tempo para isso. Assim, vim só parte do que resta do castelo.  
O Castelo de Vinhais foi, provavelmente, construído no reinado de D. Dinis. 
Este castelo teve intervenção activa na crise de 1383, iniciada com a morte do rei D. Fernando, sem deixar herdeiros masculinos, e sua filha D. Beatriz, casada com o rei de Castela, ter reclamado o trono português, o que significava a perda da independência.
 Face à possibilidade de subirem ao trono, o filho do Rei Pedro I e Inês de Castro, a viver em Castela, ou João, Grão-Mestre de Aviz, filho de D. Pedro I e da aia de Inês de Castro, Teresa Lourenço, optou-se pelo segundo, mas originou uma guerra com Castela.
 Vinhais tomou o partido de D. Beatriz, o castelo chegou a estar ocupado pelas forças castelhanas, mas viria a reconhecer D. João I.
 Durante o reinado de D. Afonso V, as estruturas defensivas foram melhoradas mas foram-se degradando e no século XVI, já era referido o mau estado do castelo.
 O que resta desta fortificação está classificado como Imóvel de Interesse Público, e depois de se ter salvo da tentativa de demolição pela Câmara municipal, beneficiou de trabalhos de consolidação e restauro, a cargo da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais. - in: www.guiadacidade.pt/pt/poi-castelo-de-vinhais-15802

 Foto: Marta Cairrão
Também passei por Mogadouro o ano passado e fui visitar o castelo.
 A construção do castelo terá ocorrido por em 1160, para em 1297, já no reinado de D. Dinis, serem reforçadas as suas defesas. Com a extinção da Ordem dos Templários, em 1311, o castelo passou para a Ordem de Cristo.
 Desde o século XV, que este castelo passou a pertencer aos Távoras, teve um papel importante durante a Guerra da Restauração da independência portuguesa, já no século XVII. Com a eliminação dos Távoras, acusados de traição, no reinado de D. José, o castelo foi abandonado e a ruína tomou conta dele.  
 Classificado como Monumento Nacional, beneficiou de obras de restauro e hoje conservam-se apenas dois panos de muralha, a torre de menagem e a torre do relógio. - in: www.guiadacidade.pt/pt/poi-castelo-de-mogadouro-15062

Sem comentários: