sábado, 8 de setembro de 2012

Outros castelos by TN

Não recebi só postais com as minhas fotos de castelos, as amiguinhas do postcrossing, Ninocas, Vitória e Gracinha, também enviaram alguns. Destes aqui, só tinha postais do castelo de Almourol e é o único que já visitei. Dos outros 3 não tinha e o de Noudar nem sabia que existia.

Foto: Ana Santos
Visitei este castelo vai fazer 3 anos. Sinceramente, não o acho que castelo extraordinário mas a sua localização torna-o único. Achei o máximo a viagenzinha de barco.
O castelo de Almourol, está situado numa pequena ilha no rio Tejo em Vila Nova da Barquinha.
No âmbito da reconquista cristã da Península Ibérica, Almourol foi conquistado por D. Afonso Henriques, em 1129, que o entregou à Ordem do Templo. Esta ordem é responsável pela reconstrução do castelo, conferindo-lhe as características das fortificações templárias.
 A inscrição existente sobre o portão principal, aponta para a conclusão das obras em 1171. Com a extinção da Ordem dos Templários, em 1311, D. Dinis entregou o castelo à Ordem de Cristo.
 O terramoto de 1755, provocou diversos estragos na sua estrutura e durante o século seguinte foi alvo de alterações, que adulteraram a austeridade da sua arquitectura inicial.
 Classificado como Monumento Nacional, foi durante o Estado Novo, Residência Oficial da República Portuguesa. - in: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-castelo-de-almourol-13805

Foto: Ana Santos
O Castelo de Portel, no Alentejo, localiza-se na vila, freguesia e concelho de mesmo nome, distrito de Évora.
O Castelo de Portel foi construído em pleno século XIII, por João de Aboim. No reinado de D. Manuel I procederam-se a obras e melhoramentos da autoria do arquitecto Francisco Arruda, sendo construídos o Paço dos Duques de Bragança; a Igreja de São Vicente de estilo manuelino-mudéjar, agora em ruínas; quartéis; cavalariças e uma cisterna. A torre de menagem continua a atrair o visitante, pela sua dimensão, de planta quadrangular, com porta ogival e com janelas góticas em mármore. - in: www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/desenvRegArtigo.asp?reg=325648

  Foto: Vitória Sequeira
O Castelo de Alter do Chão,  localiza-se na freguesia de Alter do Chão, distrito de Portalegre.
Alter do Chão tem vestígios de ocupação romana, que neste local terão edificado uma fortificação, depois conquistada por vândalos e ocupada pelos árabes. Na reconquista cristã da Península Ibérica, este castelo terá passado para as mãos portuguesas no reinado de D. Afonso II, por volta de 1220.
 D. Pedro I, em 1357, ordena a reconstrução da fortaleza, cuja estrutura chegou em bom estado aos nossos dias. Por doação do rei D. Fernando I, este castelo e os seus domínios foram entregues a D. Nuno Álvares Pereira.
 O castelo de Alter do Chão, no século XIX, foi comprado e vendido algumas vezes e actualmente está na posse da Fundação da Casa de Bragança. Está classificado como Monumento Nacional, recebeu obras de restauro da responsabilidade da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, com financiamento da Fundação da Casa de Bragança.
 Construído sobre uma planta quadrangular, tem muralhas de xisto e granito, reforçadas por seis torres, com uma Torre de Menagem de 44 metros de altura. - in: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-castelo-de-alter-do-chao-13921

 
O Castelo de Noudar, no Alentejo, localiza-se na antiga vila de mesmo nome, freguesia e concelho de Barrancos, distrito de Beja.
Noudar terá sido, até à conquista portuguesa, uma fortificação simples, eventualmente uma torre, que na época de domínio árabe, fazia o controle da estrada de ligação a Beja.
Com a reconquista cristã desta região, por volta de 1167, pelas forças comandadas pelo lendário, Gonçalo Mendes da Maia, «o Lidador», é pela mão do rei D. Dinis, já por volta de 1300, que a Vila de Noudar recebe foral e é doada à Ordem de Avis, com a condição construir o castelo, que terá sido concluído em 1308.
 Esta fortaleza chegou a ter um forte dispositivo de defesa, referenciado na época de D. Manuel I, com a existência de barbacãs circundando o castelo, estruturas característica da arquitectura militar do século XV, e essa importância poderá perceber-se, face às guerras com Espanha.
 A Vila e o seu castelo mantiveram-se ocupadas por tropas espanholas depois Guerra da Restauração da independência portuguesa, até 1707, sendo a sua restituição à coroa portuguesa firmada no, Tratado de Utrecht, em 6 de Fevereiro de 1715.
 Actualmente Monumento Nacional, o castelo chegou a ser vendido em hasta pública a um proprietário de barrancos, em 1893. Edificado sobre uma planta hexagonal, tem uma cerca com 12 torres, possui uma Torre de Menagem com cerca de 18 metros de altura e duas cisternas.
 O castelo está ligado a uma lenda, que diz existir nele uma moura encantada, esta moura terá a forma de uma serpente que apresenta uma trança enrolada na cabeça e a sua observação só é possível à noite. - in: www.guiadacidade.pt/pt/poi-castelo-de-noudar-barrancos-13939

Sem comentários: