terça-feira, 25 de setembro de 2012

Paisagem Cultural de Fertö/Neusiedlersee

A paisagem Cultural de Fertö/Neusiedlersee é um local Unesco conjunto entre a Áustria e Hungria. O conjunto formado pelo Parque Nacional do Lago de Neusiedl na Áustria e pelo Parque Nacional Fertő-Hanság na Hungria. Os dois parques foram colocados na lista do Património Mundial em 2001.  

 © Verlag Fasch
O Lago de Neusiedl também conhecido como Lago de Fert, situa-se na fronteira da Áustria com a Hungria.
O Lago Neusiedl é um dos poucos lagos na Europa que não é banhado por nenhum rio. É o segundo maior lago de estepe na Europa Central. A extensão do lago é de 315 km², dos quais 240 km² estão localizados no território austríaco e 75 km² no território húngaro. De norte a sul, o lago tem cerca de 36 km, e entre 6 e 12 km de leste a oeste. Na média o lago está a 115,45 m acima do nível do Mar Adriático e não tem mais de 1,80 m de profundidade. Chuvas e secas podem causar cheias significantes e decréscimos significantes no nível do lago, respectivamente. No passado, o lago desapareceu por completo muitas vezes, a última delas no início do século XX.
 
Photos by Pellinger Attila
O parque nacional de Neusiedler See-Seewinkel, o único parque nacional estepário da Europa Central é o lugar escolhido por numerosas aves em perigo de extinção para fazer seus ninhos e constitui uma zona de descanso imprescindível na longa travesia de outras tantas aves migratórias que descansam aqui de sua viagem do norte da Europa até a África e vice-versa.
O Lago Neusiedl é um verdadeiro paraíso para as aves, o que lhe outorga uma beleza especial. Observar os pássaros na impressionante desolação dessa paragem é muito impactante. Pode-se ouvir o som que produzem as asas da garça real púrpura ao voar, o salpicar da água que produzem os pelicanos ao pescar e os diferentes sons que entoam a avoceta com uma claridade perfeita. Mas existem muitas outras espécies que podem encontrar-se neste entorno, e cada uma com um encanto próprio. Para quem gosta de observar aves este é um dos melhores entornos para praticar este passatempo. - in: wikipédia

Sem comentários: