quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Gjirokastër - Albânia

Quando já ninguém se lembrava dos postais touchnote, eis que aparece mais um. Esta semana recebi um que enviei para mim há mais de um mês. Mas esse está no fim do montinho dos que ainda tenho para mostrar. Aqui fica aqui este da Albânia, enviado pela Paula.

Foto: wikipédia
Gjirokastër é uma cidade do sul da Albânia.  A sua parte antiga está inscrita no Património Mundial da Humanidade como um "raro exemplo de cidade otomana bem preservada".
Muitas casas em Gjirokastër tem um característico estilo local que fez com que a cidade ganhasse o apelido de "Cidade das Pedras", porque a maior parte dos telhados das casas da cidade antiga sao feitos de pedra. Devido à importância de Gjirokastër para o regime comunista, o centro da cidade foi poupado de pelo menos algum do redesenvolvimento que atingiu outras cidades na Albânia, mas a sua designação de cidade-museu, infelizmente não significa a preservação da cidade. Consequentemente, muitos dos seus edificios históricos foram delapidados, um problema que está a ser resolvido lentamente. - in: wikipédia

Sem comentários: