domingo, 28 de outubro de 2012

Postais da Indonésia

Continuo com postais da Ásia, desta vez provinientes da Indonésia, enviados pela Heidy. Os 2 primeiros são de Tana Toraja na ilha de Sulawesi e o 3º de Malang, Java.

 Foto: Gottfried Roelcke - Impact Postcards
 Tana Toraja, na ilha de Sulawesi, é a terra dos Toraja, um grupo étnico de aproximadamente 650.000 indivíduos, dos quais 450.000 vivem em Tana Toraja.
O postal mostra as tradicionais casas tongkonan. As casas são construídas sobre pilares de madeira, o telhado é arco é coberto de bambu e nas paredes exteriores são gravados esculturas em vermelho, preto e amarelo.
Estas casas são o centro da vida social dos toraja. os rituais associados com as tongkonan, refletem a vida espiritual dos Toraja, daí que todos os membros da família sejam convidados a participar na construção da casa, porque simbolicamente, as tongkonan representam a ligação com os seus antepassados, gerações presentes e futuras.
Existem três tipos de tongkonan. A tongkonan layuk é a casa da autoridade máxima local, usada como "centro do governot". A tongkonan pekamberan que pertence a familiares que tenham alguma autoridade nas tradições locais e as famílias comuns vivem nas tongkonan batu.

Foto: Willy Priatmanto - Impact Postcards
 Na sociedade dos Toraja, o funeral é o ritual mais elaborado e mais caro. Quanto mais rico e poderoso é o morto, mais caro se torna o funeral, que pode levar semanas, meses ou anos, de modo a que a família possa pagar as despesas associadas ao funeral.
Os Toraja acreditam que a morte não é um evento abrupto ou repentino, mas um processo gradutal até se alcançar o Além. Durante o perído de espera, o corpo do falecido é envolto em várias camadas de tecido e colocado debaixo de uma tongkonan. Acreditam que alma do falecido anda pela aldeia até a cerimónia do funeral estar completa.
Existem três tipos de funeral: o caixão é deixado nuna gruta, numa sepultura escavada na rocha ou pendurado numa colina. As figuras que se vêm no postal são os Tau Tau e são geralmente colocados na entrada de uma sepultura.

Foto: Paul Zacharia - Impact Postcards
Neste postal de Malang pode ver-se a Câmara Municipal e o Monumento Tugu. Este monumento, em forma de bambu afiado, foi inaugurado em 1950. Representa as armas usadas pelos indonésios na luta pela independência contra os holandeses.
O monumento encontra-se no meio de um lago decorado com flores de lotus brancas e vermelhas, representando a pureza e coragem dos heróis que lutaram pela independência.

Sem comentários: