quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Cristo Rei

A Leninha nem queria acreditar quando viu que eu não tinha um postal do Cristo Rei. Um postal do Cristo Rei, só do Cristo Rei, acho que não tenho, os outros que tenho só ve vê a estátua ao longe. Talvez por isso ela tenha decidido enviar-me este postal. É completamente inédito, não o tinha e nunca o tinha visto.

Foto: Anabela Luís
O Santuário do Cristo Rei é um dos ex-libris de Lisboa. A ideia da sua construção surgiu em Setembro de 1934, depois do Cardeal Cerejeira, Patriarca de Lisboa visitar o Monumento erguido a Cristo no alto do Corcovado, sobre o Rio de Janeiro. Quando chegou a Portugal teve a luminosa ideia de propor a erecção de Monumento semelhante em Lisboa. Foi no entanto a não participação de Portugal na II Guerra Mundial que precipitou a concretização da obra, na sequência de uma promessa, feita pelo episcopado, que se Portugal fosse poupado à hecatombe da guerra o monumento seria erigido
No dia 18 de Dezembro de 1950 foi lançada a primeira pedra de Monumento e a 17 de Maio de 1959, Lisboa e Almada, bem como os seus arredores até grandes distâncias contemplaram pela primeira vez a Imagem do Sagrado Coração de Jesus.
O monumento foi inaugurado a 17 de Maio de 1959. A autoria é dos arquitectos António Lino e Francisco de Mello e Castro e dos mestres-escultores Francisco Franco e Leopoldo de Almeida.
O monumento está a 113 metros acima do nível do mar e oferece uma das mais bonitas vistas sobre a cidade de Lisboa. -  in:
http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-santuario-do-cristo-rei-de-almada-14013

Sem comentários: