segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Ilha Terceira

Para mim a Terceira foi a 1ª e foi amor à 1ª visita. Quero voltar!! Gostei mesmo muito e não me arrependo de ter decidido ir para lá sozinha. Fui para lá sozinha mas tive a companhia da Lurdes e do marido que foram meus guias e me mostraram a ilha toda, só não vimos o que estava fechado, mas assim tenho uma desculpa para voltar.

 Foto © Maurício Abreu
Este postal de Angra foi enviado por mim. Passei umas quantas vezes aqui na marina! Gostei muito de Angra, é o meu tipo de cidade. Pequena, sossegada e com muito para ver, ou não fosse ela Património da Humanidade. Falando nisso, está classificada desde 1983.
Situada a sul da Ilha Terceira numa pequena e belíssima baía, Angra tem muito para contar. Esta foi a primeira cidade do Arquipélago dos Açores, elevada em 1534, já na altura uma muito importante e influente localidade, grande ponto de comércio e troca e ponto de escala obrigatório nas travessias transcontinentais, em busca dos “Novos Mundos”.
Angra opôs-se com heroísmo ao domínio Castelhano, tornando-se na sede do governo do país entre 1580 e 1583, e com a rendição das forças Espanholas em 1641, granjeou o título de “sempre leal cidade”. O topónimo “Heroísmo” deriva das lutas liberais do século XIX, onde Angra do Heroísmo pautou pela defesa dos ideais de liberdade.
As suas bonitas e típicas ruas são o reflexo de anos de história, influência dos vários habitantes vindos de variadas regiões, e dos muitos visitantes e negociantes que por tão importante ponto de comércio e troca, pleno de beleza, se apaixonaram. - in: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-angra-do-heroismo-18594

 Foto: Afonso Alves
Uma das coisas que mais gostei na ilha foi dos impérios. Este aqui, em São Bartolomeu, tive a sorte de poder visitar. Os mordomos estavam numa reunião e a Lurdes perguntou-lhes se aqui a menina do continente podia ver porque nunca tinha visto nenhum. E menina do continente entrou e teve direito a várias explicações. Fiquei fã. A próxima vez que voltei à Terceira, já disse à Lurdes, temos de fazer uma passeio tipo "a rota dos impérios".
Este império foi fundado em 1875.

© Grafipost - Editores e Artes Gráficas
Diz-se que nos Açores há uma vaca por cada dois habitantes e de facto deve haver, estão em todo o lado. Eu não estou nos Açores mas também queria ter uma, é que eu gosto imenso de vacas.
A Lurdes enviou-me este postal, de Vila Nova, sabendo disso e porque eu chamo às vitelas, vacas pequeninas! É muito mais fofo chamá-las assim do que vitelas ou bezerras.

Sem comentários: