quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Olinda - Brasil

Tenho uns 3 ou 4 postais de Olinda mas acho que este é o 1º que mostro aqui.
Enquanto eu fui passear para a ilha Terceira, a Déa foi até Olinda e segundo ela, é uma bonita cidade e bem merecedora do título de Património Mundial da Humanidade. O centro histórico da cidade faz parte desta lista da Unesco desde 1982.
Localizada no actual estado de Pernambuco, é uma das mais antigas cidades brasileiras, tendo sido fundada (ainda como um povoado) em 1535 pelo primeiro donatário da Capitania de Pernambuco, o português Duarte Coelho.
Olinda tornou-se um importante pólo económico no fim do século XVI, facto que motivou a invasão dos holandeses. Depois da expulsão deles a cidade começou a ser reconstruída, mas não recuperaria o prestígio que tivera até então. Até o início do século XX, por causa da, por assim dizer, estagnação, Olinda manteve preservada sua arquitetura. Então, as atividades culturais e o turismo começaram a se tornar relevantes, e a preservação e a classificação dos monumentos começou a ser feita.
A cidade tem um traçado irregular, de influência medieval, adaptando-se de forma orgânica às curvas do terreno e sendo influenciada pela arquitetura religiosa. As torres das igrejas se destacam na paisagem da cidade, ainda que muitas delas, as primeiras, tenham sido danificadas durante as invasões holandesas. - in: wikipédia


Joaquim Theodoro Filho
Um dos vários monumentos da cidade é a Sé.
Inicialmente uma pequena capela de taipa, erguida pelo donatário de Pernambuco, Duarte Coelho, que via no alto da colina, uma possibilidade de proteção contra os inimigos. Foi levantada sob a invocação de Nosso Senhor Salvador do Mundo e, em 1548, deu-se início a construção da nova Igreja Matriz, sofrendo em 1584 sua primeira reforma.
Durante a invasão holandesa, serviu como templo protestante e sua estrutura sofreu bastante com o incêndio ateado pelo invasor. Foi reconstruída na Restauração Pernambucana em 1669, em estilo gótico, e em 1676, elevada à categoria de Catedral, já que Olinda, neste período, passava de vila para cidade. O prédio passou por várias reformas ao longo dos tempos e, em 1983, foi concluída a mais recente restauração.
Sua fachada é em estilo colonial renascentista e barroco. - in: http://www.olinda.pe.gov.br/guia-turistico/igrejas

Sem comentários: