quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PT RR - Grupo 73 * Castelos

Mais um RR concluído e mais uns postais recebidos, 3 belos castelos dos quais só conheço um!

 © Vítor Vieira
 Sabem quando queremos muito conhecer muito um lugar e ao chegar lá tudo corre mal?? Aconteceu algo parecido com a minha visita a Monsaraz há umas semanas atrás. A culpa foi do S. Pedro. Chuva e nevoeiro, especialmente nevoeiro, são duas coisas a evitar num passeio mas foi mesmo o que me aconteceu. Claro que já não me apeteceu muito andar por aquelas ruas a chover e obviamente as fotos não ficaram nada de jeito. Terei que lá voltar numa outra altura.
Esta vista, que eu não vi em condições, foi enviada pela Ninocas.

 © AtlanticPost - Publicidade e Artes Gráficas Lda
 Nunca fui a Mértola, gostava de lá ir e se possível num dia de sol.
Este postal foi enviado pela Vitória.
O castelo que hoje podemos contemplar em Mértola é o resultado das obras de restauro e ampliação efectuadas nos século XIII, após a conquista cristã, quando foram colocada a porta ogival, que nos dá acesso à sala nobre abobodada. Ao longos de outros reinados foram-se realizando obras no castelo (D. Afonso IV e de D. Pedro I ), mas agora já sob o comando da Ordem dos Espadatários. Lá do alto se tem uma bela vista de conjunto da vila e do rio Guadiana. - in: http://www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/desenvRegArtigo.asp?reg=325632

 A Tânea enviou um postal do castelo de Torres Novas que eu também nunca visitei.
Com uma construção que remonta a épocas distantes, o castelo de Torres Novas foi uma fortaleza árabe antes do início da reconquista cristã.Em 1147/48 foi conquistado aos mouros por D. Afonso Henriques, para, passado algum tempo, voltar a ser tomada pelos muçulmanos. A fortaleza é definitivamente reconquistada por D. Afonso, filho de D. Sancho I, em 1190.
Os inúmeros ataques inimigos, tanto por parte dos mouros como durante o período de guerra com Castela, provocaram a destruição desta antiga fortaleza e da sua cerca. As muralhas e torres do castelo foram, por isso, mandadas reconstruir, em 1374, por D. Fernando. Mais tarde, com o terramoto de 1755, o castelo foi também uma das construções da vila que mais danos sofreu.
O recinto do Castelo foi cedido à Câmara Municipal por carta de lei datada de 3 de Abril de 1839, mas o Cemitério Municipal já aí estava instalado desde 1835, onde permaneceu até 1935. Quanto às muralhas da cerca, passaram para posse da Câmara só em 1923, por despacho do Ministro da Guerra. Na alcaidaria funcionou, até 1961, a cadeia comarcã de Torres Novas.
Por decreto de 16 de Junho de 1910, o castelo de Torres Novas foi classificado monumento nacional. - in: http://www.cm-torresnovas.pt/pt/conteudos/Turismo/MonumentosPatrimonio/Castelo.htm

Sem comentários: