domingo, 2 de dezembro de 2012

Postais de França

Nos últimos tempos recebi imensos postais de França. Para além destes, a minha prima Carolina deu-me também 24 postais franceses que encontrou na casa da avó! Mas esses são demasiados para colocar aqui. Ficam estes enviados pelo Emerich, Miguel e Joaninha.

Editions A. Leconte
Esta é uma bela vista da Île de la Cité em Paris.
A Île de la Cité é uma de duas ilhas no rio Sena (a outra é a Île Saint-Louis) que pertencem à cidade de Paris, em França. É o centro da capital francesa e foi onde a cidade medieval de Paris foi fundada.
Na ponta Oeste da ilha encontra-se um palácio merovíngio; na ponta Este, desde essa mesma época, tem sido reservada para edifícios de cariz religioso, principalmente depois do século X, com a construção da conhecida Catedral de Notre Dame. Entre esses dois extremos da ilha, a partir de 1850, foi desenvolvendo áreas residenciais e comerciais; contudo, esse pedaço de terra foi preenchido com a Prefecture de Police, o Palais de Justice, o Hôtel-Dieu e com o Tribunal de Commerce. Apenas as zonas a norte e a oeste continuam a ter residências. - in: wikipédia

© Editions Combier - Macon * Foto: Olivier Anger
 Em 2004 quando fui à Suiça, fui de autocarro e uma das paragens foi numa estação de serviço em Annecy. Lembro-me disto porque vi postais a vender mas não pude comprar nenhum porque tinha deixado a carteira no autocarro. Fiquei o resto da viagem a pensar nos postais. Agora, 8 anos depois, recebo finalmente um postal de lá.
Annecy é uma cidade na região Rhône-Alpes. No postal está o castelo da cidade, construído entre os séculos XII e XVI.
O castelo foi residência dos Condes de Genebra e dos duques de Genevois-Nemours. Foi vítima de vários incêndios e foi abandonado no século XVII. Depois de recuperado serviu como quartel até 1947 e em 1953 a cidade comprou-o, restaurou-o e instalou um museu.

 Antes de receber este postal enviado pela Joaninha, já tinha outros dois que comprei numa.... estação de serviço!! Desta vez tinha a carteira comigo.
A Basílica de Notre-Dame de la Garde foi construída em estilo neo-bizantino entre 1853-1864. Situa-se a 162 metros de altura e tem vista para o porto antigo.

Sem comentários: