sábado, 22 de dezembro de 2012

Unescos da Rússia

Não recebi apenas postais oficiais da Rússia, recebi também estes dois de dois locais Unesco novos. Um deles, o dos Pilares do Lena, é não é só novo na minha colecção, é também novo na lista da Unesco uma vez que foi adicionado este ano.
Os dois postais foram enviados pela Galina.

A Bacia do lago Uvs Nuur é a mais setentrional das bacia fechadas da Ásia Central. Este é o maior lago da Mongólia mas a sua ponta nordeste está situada na República de Tuva, uma república da Rússia. É um lago pouco profundo e muito salgado e o último vestígio de um imenso mar salgado que recobria a área há milhões de anos.
O Uvs Nuur é o centro de uma bacia que cobre uma área de 70.000 km² e representa uma das zonas melhor conservadas da estepe eurasiática.
O local é composto por doze áreas protegidas que representam os principais biomas do leste da Eurásia.
O ecossistema da estepe suporta uma variedade muito grande de aves e no deserto habitam gerbilos, jerboas e doninhas. As montanhas são o refúgio de espécies globalmente ameaçadas como o leopardo das neves, o carneiro das montanhas e  íbex-siberiano.

O Parque Natural dos Pilares do Lena caracteriza-se pelas suas colunas de rocha de quase 100 metros de altura, situadas nas margens do rio Lena, no centro da República da Iacútia (Sibéria). As colunas formaram-se devido ao clima continental extremo na região, cujas temperaturas variam entre os 60º abaixo de zero no inverno e os 40º no verão.
Os pilares formam contrafortes rochosos afastados uns dos outros por sulcos abruptos e profundos que se formaram durante o período do degelo. A penetração da água desde a superfície deu lugar a processos criogénicos (congelação e descongelação) que foram alargando os sulcos e afastando os pilares.
O local contém restos fósseis do perído câmbrico, pertencentes a várias espécies, algumas de elas únicas.

Sem comentários: