sábado, 28 de julho de 2012

DE-1451651, DE-1467816 & DE-1489035

Passei mais de um mês sem receber qualquer postal da Alemanha, mas é claro que mais cedo ou mais tarde os postais alemães iriam aparecer. Apareceram 3 nestas últimos 2 semanas, todos oficiais.

 © F. G. Zeite KG - Foto-Kunstverlag - Königssee/Obb
 DE-1451651, enviado pela Guylène.
Berchtesgadener Land é um distrito da Alemanha no estado de Baviera.
Esta região é muito procurada pela sua beleza natural. Os principais destinos são exactamente os locais ilustrados no postal, a cidade de Berchtesgaden com a Warzmann, a 3ª montanha mais alta da Alemanha; o lago Königssee e as cidades de Schönau e Ramsau.

© Stock Images - Mihai Simonia, Edition Tushita
DE-1489035, enviado pela Marlene.

CH-115796

Já subi estas escadas e já entrei naquela catedral, a catedral de Lausanne na Suiça. Como tantos portugueses tenho família em Lausanne e em 2004 fui até lá.

 © Photoglob Zurich
CH-115796, enviado pelo Ottox
A Catedral protestante Nossa Senhora de Lausanne foi construída na colina do centro urbano a partir da segunda metade do século XIII.
A Catedral foi construída em três fases. Os trabalhos iniciaram-se em 1170 seguindo o estilo românico. Entre 1190 e 1215 os trabalhos foram continuados por um segundo arquitetco, já em estilo gótico, que edificou grande parte do edifício. A partir de 1215 a obra passou a ser conduzida por mestre Jean Cotereel, que levantou a fachada ocidental e uma das torres. O portal gótico pintado na fachada sul, decorado com muitas estátuas e muito original, foi realizado entre 1225 e 1235. A catedral foi consagrada à Virgem Maria em outubro de 1275 na presença do Imperador Rodolfo de Habsburgo e do Papa Gregório X. - in: wikipédia

País Basco Francês

É verão, está calor e o bom tempo convida a férias. Enquanto as minhas não chegam, vou recebendo notícias dos amigos que aproveitam da melhor maneira as suas. Esta semana recebi este postal do País Basco Francês enviado pela Valérie. Vi algumas fotos que ela tirou e parece ser um belo local.

 Alys édition - Photo © ZAPA - Arguello
Neste postal estão alguns dos símbolos e tradições desta região situada na parte mais ocidental do departamento francês dos Pirineus-Atlânticos, constituindo uma região histórica de Euskal Herria.

Catedral de Chartres - França

Depois dos Unescos espanhóis, agora tenho um da França, a Catedral de Chartres. Esta catedral já faz parte da lista do Património Mundial da Humanidade desde 1979. O postal foi enviado pela Ulla "mirabelle".

 Éditions VALOIRE - ESTEL - BLOIS
A Catedral de Chartres teve a sua construção iniciada em 1145 e foi reconstruída após um incêndio de 1194. Marca o zénite da arte gótica na França. Em 24 de Outubro de 1260 a catedral foi consagrada na presença do rei Luís IX. O rei Henrique IV foi o único monarca francês a ser sagrado neste Templo.
O edifício original construído por Fulbert incendiou-se em 1194 e imediatamente se acometeram as obras de reconstrução, que se prolongariam durante 60 anos. O acrescento mais importante é a torre noroeste, dita Clocher Neuf, concluída no ano 1513 para equilibrar a composição imposta pela primeira torre (que se erguia desde 1160). O interior impressiona tanto pelos 37 m de altura que alcança a nave central como pela harmonia e elegantes proporções, embora infelizmente já se tenha perdido a maioria da estatuária original (o retábulo da crucificação foi demolido no século XVIII).
A fachada ocidental, chamada Pórtico Real, é especialmente importante graças a uma série de esculturas de meados do século XII; o pórtico principal contém um magnífico relevo de Jesus Cristo glorificado; a do transepto (ou nave transversal) meridional (c. 1224-1250) organiza-se em torno a imagens do Novo Testamento, que narram o Juízo Final; enquanto que o pórtico oposto, situado no lado norte, está dedicado ao Antigo Testamento e ao advento de Cristo e se destaca pela impressionante qualidade do grupo escultórico dedicado à Criação.
No total, o edifício conta com mais de 150 janelas medievais com vitrais, a maioria delas do século XIII, que proporcionam um magnífico efeito luminoso ao interior do templo. - in: wikipédia

Almadén - Espanha

Com este postal consegui finalmente todos os 44 locais classificados pela Unesco em Espanha. Considero isto um grande feito "postalístico"!!! Tenho a agradecer à Fabienne com quem troquei outras vezes e com quem consegui outros locais espanhóis.
Almadén foi colocado na lista do Património Mundial da Humanidade há apenas algumas semanas juntamente com Idrija, uma cidade na Eslovénia. Ambas têm em comum a produção de mercúrio.

Diseño - foto Domingo
O depósito de mercúrio em Almadén formou-se há 430 milhões de anos. Desde o século IV A.C. até há poucos anos, estima-se que estas minas de mercúrio tenham produzido uma terça parte do mercúrio consumido pela humanidade.
A produção de mercúrio em Almadén é duas vezes e meia maior que a produção em Idrija, a segunda maior mina do mundo.
As minas encontram-se encerradas desde 2002 devido à queda do preço do mercúrio, à redução do seu uso e alta toxicidade. Apesar de encerradas encontram-se em bom estado de conservação. Em 2006 voltaram a abrir mas para receber o público interessado em disfrutar da experiência de descer até 50 metros de profundidade, ver como era a mina e como foi sendo explorada com as tecnologias de cada época.
No postal pode ver-se o museu e o poço de San Teodoro.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Moratalla - Espanha

Moratalla é um município da Espanha na província e comunidade autónoma de Múrcia e o símbolo da Unesco nestes postais já explica o porquê de os ter recebido. Sim, estes postais são de um dos dois locais Unesco que me faltavm para completar a Espanha. Recebi-os graças a uma troca no FB com o José Ramon.
As gruvuras rupestres de Moratalla fazem parte dos mais de 700 locais classificados pela Unesco, 72 deles na comunidade de Múrcia, como fazendo parte do conjunto da Arte Rupestre da Bacia Mediterrânica da Península Ibérica. 
O conjunto abrange sítios desde os Pireneus até a atual província de Granada, no território correspondente com as actuais Catalunha, Aragão, Castela-A Mancha, Múrcia, a Comunidade Valenciana e Andaluzia.

 Fotos e desenhos: Miguel Ángel Mateo Saura
Em Moratalla encontram-se 50% das gravuras rupestres existentes na comunidade de Múrcia.

Fotos e desenhos: Miguel Ángel Mateo Saura
Em 2007 foi inaugurado o Centro Regional de Interpretação de Arte Rupestre "Casa de Cristo", centro responsável pela edição destes postais.
A finalidade do centro é conservar, dar a conhecer e fomentar o valor da arte rupestre na região de Múrcia.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Encontro 7º Aniversário do Postcrossing

Foi no passado dia 14 que o Postcrossing fez 7 aninhos e nesse mesmo dia houve um encontro, algures entre Mafra e a Ericeira, para comemorar esta importante data. Foram poucos mas bons. A Ninocas, o Zé a Vitória passaram um belo dia e eu recebi estes postais como recordação de mais um aniversário.

 Forways, Lda
 Um bela vista da Ericeira enviada pelo Zé.

 Forways, Lda
A Vitória também enviou um postal da Ericeira, mais propriamente da Praia do Algodio.
Localizada no lado norte do Pontão, após a Praia dos Pescadores, diz-se que era a praia mais frequentada pelos habitantes da Ericeira, pelo “jagoz natural”. Aqui desaguava o rio Calvo.
Com certas condições de mar esta é também uma praia seleccionada pelos surfistas.  - in:
http://www.ericeira.org/index.php?option=com_content&view=article&id=59:praia-do-algodio&catid=37:praias&Itemid=58

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Aqueduto da Amoreira - Elvas

Nunca é demais lembrar que Elvas foi recentemente classificada como Património Mundial da Humanidade. Esta é uma daquelas notícias que só aparecem no fim do telejornal. Para comemorar esta boa notícia, o Zé "PilotOne" abriu uma lotaria, eu fui a vencedora e recebi este postal com o Aqueduto da Amoreira.

 Cômer
O Aqueduto da Amoreira liga o local da Amoreira à cidade de Elvas. Com 8,5 quilómetros de extensão, 843 arcos com mais de cinco arcadas e torres que se elevam a 31 metros de altura, é considerado o maior aqueduto da peninsula Ibérica.

Castelo de Aljezur

No gupinho tuga do postcrosing há 2 temas com que vibramos particularmente, castelos e Unesco. Sabendo disso, a Vitória enviou-me o postal do castelo de Alzejur, novo na colecção.

 © Grafipost - Editores e Artes Gráficas, Lda
  O castelo de Aljezur tem como referências possíveis, da sua passagem para o domínio português, o reinado de D. Sancho II, por volta de 1240, ou o reinado de D. Afonso III, em 1249.
A posição importante desta região, junto a um porto fluvial, já que a ribeira de Aljezur era navegável, levou à fixação de populações desde a pré-história, mas a construção do primitivo castelo é atribuída aos árabes.
 No reinado de D. Manuel I, o castelo terá sido recuperado do seu estado de abandono, mas durante o século XV, com a perda do seu interesse estratégico, foi definitivamente abandonado.
 O terramoto de 1755, desferiu o golpe final na fortaleza, danificando muito da sua estrutura, de que restam parte das muralhas e de uma torre principal.  
 Classificado como Imóvel de Interesse Público, em 1977, tem beneficiado de trabalhos de consolidação e reparação das muralhas. - in: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-castelo-de-aljezur-13812

Praia da Galé - Melides

Hoje devia ter passado a minha folga na praia mas a colega com quem ía, passou mal a noite e foi para as urgências. Eu não fui para as urgências mas não tenho passado muito bem o dia :(
Já os dias da Ninocas devem ter sido bem melhores, passados na Praia da Galé em Melides, Grândola.

Praia da Galé: Ponto da costa do concelho de Grândola onde se poderá apreciar a arriba fóssil, formações de idade plio-quaternária (idade inferior a 5 milhões de anos), constituídas por arenitos argilosos, geralmente pouco permeáveis.
O efeito erosivo das águas de escorrência promove o intenso ravinamento em toda a face da arriba, que lhe dá um aspecto único. - in:
http://www.cm-grandola.pt/PT/Visitar/PraiaeCampo/Paginas/default.aspx

sábado, 21 de julho de 2012

Long Beach - Canadá

E aqui está mais um postal do Canadá mas este é resultante de uma troca com a Laura que me contactou através do site oficial.

                                     
Julgo que este é o meu 2º postal desta praia, a maior e mais longa praia no Parque Nacional Pacific Rim, na costa oeste da Ilha de Vancouver, na Colúmbia Britânica.
 É uma das praias preferidas pelos surfistas devido às ondas provocadas pelas fortes correntes do Pacífico.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

CA-261053

Para começar bem a semana, hoje recebi 7 postais, 3 deles oficiais, incluindo este do Parque Nacional Histórico do Forte Rodd Hill na Colômbia Britânica, Canadá.

 CA-261053, enviado pelo German.
O Parque Nacional Histórico do Forte Rodd Hill, é  um forte do século XIX. Situa-se junto a outro Parque Nacional Histórico, o do Farol Fisgard, o 1º farol na costa oeste do Canadá.  
Este farol foi construído em 1860 para guiar os navios na entrada do porto de Esquimalt. Foi automatizado em 1929.

US-1746959

Este é o meu 1º postal de San Diego na Califórnia. Mostra Point Loma, uma área costeira da cidade.

© Californi Scene, Foto: J. Blank

US-1746959, enviado pela Mimi.
Geograficamente, Point Loma trata-se de uma península que se limita ao sul e oeste com o oceano Pacífico, a este com a baía de San Diogo e o centro histórico da cidade, e ao norte com o rio San Diego.  
Point Loma é historicamente importante por aqui ter desembarcado a 1ª expedição europeia. A península é muitas vezes descrita como o local onde começou a Califórnia.
Actualmente, Point Loma conta com duas bases militares, um cemitério nacional, um monumento nacional, uma universidade e áreas residenciais e comerciais.

Humberstone - Chile

Este é mais um postal de um local Unesco novo na minha colecção. Humberstone é uma refinaria de nitrato de potássio no norte do Chile, a 47 km's da cidade de Iquique. Juntamente com a refinaria de Santa Laura, faz parte da Lista do Património Mundial desde 2005.

 Foto: Alex Huber
Fundada com o nome original de La Palma em 1872, Humberstone foi uma das maiores produtoras de nitrato da região.
Contudo a Grande Depressão de 1929 e a produção sintética de amoníaco pelos alemãoes Fritz e Carl Bosch, fazem com que La Palma e Santa Laura entrem em colapso. À beira da falência, ambas as refinarias acabam por ser compradas pela Cosatan (Compañia Salitrera de Tarapacá y Antofogasta) em 1934. Esta companhia amplia e renova La Palma que passa a chamar-se Santiago Humberstone em homenagem a James Thomas Humberstone.  
No seu auge, Humberstome chegou a contar com 3500 habitantes.
Com o passar dos anos a era dourada de Humberstone começa a apagar-se e a Cosatan entra em crise, levando ao ser desaparecimento em  1958 e ao abandono das refinarias em 1960-1961.
Apesar de alguns anos de abandono, em 1970 foram convertidas em aldeias fantasmas e declaradas Monumentos Nacionais.  Com a formação da Corporación Museo del Salitre, alguns do seus edifícios foram restaurados.
Neste postal pode ver-se uma vista geral de Humberstone, a torre de fundição, a mercearia, casas, um hotel, um teatro e a igreja.

domingo, 15 de julho de 2012

Raflésia - Malásia

Aqui está algo que não se vê todos os dias, uma flor gigante. Esta é a Rafflesia Tuan-Mudae, uma das espécies de raflésia. Esta foi fotografada no Parque Nacional Gunung Gading na Malásia, de onde o postal foi enviado pela Nadz.

Foto: Dennis Lau - Publicado e Distribuído por Adventure Images Sdn Bhd
Raflésia é o nome comum dado às plantas parasitas do género Rafflesia, da família das rafflesiáceas, que ocorrem nas selvas do Bornéu, Samatra, Kalimantan e outras regiões da Indonésia, e ainda na Malásia, Tailândia e Filipinas.
Vivendo presas ao caule ou raízes de árvores, estas plantas parasitam preferencialmente as plantas do género Tetrastigma, da família das vitáceas. As suas raízes, transformadas em filamentos endófitos,  penetram profundamente nos tecidos do caule e raíz da planta hospedeira, da qual extraem os nutrientes de que a raflésia necessita para o seu desenvolvimento. Durante a maior parte da sua existência a raflésia reduz-se a feixes de tecidos intercalados entre os tecidos da planta hospedeira, apenas emergindo do seu ritidoma quando forma o gomo que origina a flor. A flor pode demorar até 10 meses para atingir a maturação, permanecendo aberta apenas durante algumas horas ou dias.
As raflésias são compostas quase totalmente pela sua flor, considerada a maior do mundo, já que não têm folhas e o seu caule está reduzido a um curto segmento não ramificado, uma simples cúpula basal, que suporta directamente a flor. A flor é gigantesca, podendo esse órgão medir numa planta adulta entre 60 cm (Rafflesia hasselti) e 106 cm (Rafflesia arnoldii) de diâmetro, pesando entre 7 kg e 10 kg. As flores têm formato circular, com cinco pétalas. A cor das pétalas varia do rosado ao vermelho vivo, salpicada de manchas brancas.
Para se reproduzirem, as raflésias emitem um forte odor a carne putrefacta, o que atrai os insectos responsáveis pela polinização. Esse cheiro nauseabundo leva a que o nome local da planta possa ser traduzido por flor-cadáver ou flor-carne. O fruto é comido por alguns mamíferos da floresta.
 Foi descoberta em 1818 na floresta tropical húmida da Indonésia por um guia local que trabalhava como colector para o botânico britânico Joseph Arnold e o nome foi-lhe atribuído em honra de sir Thomas Stamford Raffles. - in: wikipédia

Guilin - China

Este é um belo pôr-do-sol em Guilin, uma localidade situada no noroeste da Região Autónoma Zhuang de Guangxi, no sul da China. O postal foi enviado pela Jiang.


Guilin situa-se na margem oeste do rio Lijiang, numa zona de montanhas cobertas de vegetação que conferem à cidade uma beleza especial. É um dos principais destinos turísticos da China.

sábado, 14 de julho de 2012

Torre de Kamyanyets - Bielorrússia

Neste postal enviado pela Vera está a Torre de Kamyanyets, um dos locais bielorrussos na lista de tentativas da Unesco.

 A Torre de Kamyanyets foi construída entre 1271–1289 na cidade com o mesmo nome. Foram construídas outras torres parecidas noutras cidades mas foram destruídas durante várias guerras, este é a única que resta. 
Actualmente alberga uma secção do Museu regional de Brest.  

BY-476731

Já recebi este oficial da Bielorrússia há algumas semanas mas estava à espera de um outro postal, que está a demorar a chegar, para postar uma série de postais bielorrussos todos seguidos. Como esse tal postal tarda em chegar, aqui ficam os que recebi entretanto.


BY-476731, enviado pela Svetlana.
Estas são algumas das mais de 20 igrejas de Minsk. No canto superior esqº: a Igreja da Protecção da Virgem Santa; no canto inferior esqº: a Igreja do Ícone da Alegria dos que Sofrem (ou qualquer coisa assim); no canto superior direito: a Igreja de Maria Madalena; no canto inferior direito a Igreja da Natividade e no centro a Catedral do Espiríto Santo.

domingo, 8 de julho de 2012

PL-470658

Apesar da maioria das pessoas não gostar das segunda-feiras, eu estou estou contente por amanhã ser finalmente segunda. Depois de 2 semanas de baixa vou finalmente voltar a trabalhar, já começava a estar farta de passar tanto tempo em casa e se vou trabalhar, quer dizer que vou estar mais perto dos correios e posso voltar a enviar postais em quantidade :D E estanto no centro da cidade posso voltar a ir comprar postais. Amanhã pretendo ir ao posto de turismo ver se têm alguns.

 Foto: Jerzy Ginalski
PL-470658, enviado pela Ola.
Este é um postal de Sanok, uma cidade no sudeste da Polónia. Mostra uma das igrejas ortodoxas no Museu Etnográfico da cidade, que é um dos maiores museus ao ar livre do país. Foi criado em 1958 e contém cerca de 200 edifícios trazidos de diferentes áreas da região.
Através de várias casas, igrejas e escolas, este museu mostra como era a vida nesta região durante os século XIX e início do século XX.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Gammelstad - Suécia

Na terça feira recebi este postal, enviado pela Merja, de um local Unesco novo da Suécia, a Aldeia Paroquial de Gammelstad, no norte do país.
Está classificada como Património Mundial pela UNESCO desde 1996 e é considerada a aldeia paroquial mais bem conservada da Escandinávia. O seu interesse patrimonial reside na sua igreja de pedra, rodeada de 425 casas construídas em madeira, ladeando ruelas que se dirigem em direcção à igreja, segundo o costume medieval e cinco estábulos (de um conjunto que chegou a atingir os 350 em 1817).

 © Foto: Alf Lindbergh
A igreja, de estilo gótico flamejante, foi consagrada em 1492 e foi enriquecida em 1520 com a compra de um retábulo flamengo, de Antuérpia, representando a Paixão de Cristo e cuja opulência e valor artístico justificam a soma dispendida pela paróquia na sua aquisição (cerca do triplo do que se pagaria na época por um retábulo bem executado). Notória é a localização da igreja, no centro exacto da aldeia.
A aldeia testemunha um modo de vida e cultura que persistiu até à actualidade e que inclui regras definidas para a utilização dos espaços comuns, como as cabanas e os estábulos. - in: wikipédia

Caminho de Santiago em Navarra

Para finalizar esta série de postais espanhóis, tenho dois da comunidade de Navarra. Estes dois locais, Eunate e Irache, situam-se ao longo do Caminho de Santiago de Compostela.

 Postales Iruña
Santa María de Eunate é uma igreja românica situada em Murunzábal. Encontra-se próxima da junção dos Caminhos de Santiago em Puente de la Reina, o Caminho Aragonés que passa por Somport e o Caminho Francês que passa por Roncesvalles.
Supostamente a igreja foi construída em estilo românico debaixo da influência moçárabe, na segunda parte do século XII. - in: wikipédia

Postales Iruña
O Mosteiro de Irache é um antigo mosteiro beneditino que terá sido entre outras coisas, um hospício para peregrinos, hospital militar, universidade e no futuro será um Parador.
Foi construído na segunda metade do século XI sobre os restos de um outro datado do século VIII.

Cuenca - Espanha

Os postais de Espanha ainda não acabaram. Desta vez tenho dois de Cuenca. O 1º comprei-o em Madrid a última vez que lá fui, numa feira de coleccionismo na Plaza Mayor. Se não estou em erro, esta feira realiza-se todos os domingos. O 2º foi enviado pelo Luis.

 Cuenca é uma cidade na comunidade de Castela - La Mancha.
A cidade está classificada como Património Mundial da Humanidade desde 1996.

© Fisa - Escudo de Oro, S. A.
Uma das atracções da cidades são as Casas Colgadas - casas penduradas. No passado estas construções eram frequentes na parte leste da cidade antiga, perto da ravina do rio Huécar. Hoje em dia apenas restam algumas. As mais famosas das que restam são estas do postal com varandas de madeira.
A sua origem é incerta mas existem provas da sua existência no século XV. Durante a sua história foram renovadas algumas vezes.
Foram usadas como casas particulares e actualmente albergam um restaurante e o Museu de Arte Abstrata Espanhola.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Almería & Vic

Continuo com postais de Espanha, agora com um de Almería e outro de Vic.

 Foto: Jesus Gomez
A 1ª coisa que me vem à cabeça ao pensar em Almería é David Bisbal. O rapaz nasceu nesta cidade da Aldaluzia há 32 anos. Outra coisa famosa na cidade é a Alcabaza, um castelo de origem árabe cuja construção começou por volta de 995.
É a 2ª maior construção de origem árabe na Andaluzia.

Postales Escudo de Oro
Vic é uma localidade na Catalunha. A torre que se vê no postal é o campanário românico da Igreja de São Pedro, construído no século XI.

Plasencia - Espanha

Agora seguem-se uma série de postais espanhós enviados pelo Luis. Combinámos uma troca já há algum tempo e pensei que os postais não iam chegar mas chegaram a semana passada e são bem interessantes.
Neste post está um postal de Plasencia. 
Há apenas alguns dias a Espanha escreveu mais um local na lista do Património Mundial, Almadén mas havia uma outra candidatura, Paisagens Mediterrânicas de Plasencia, Monfrague e Trujillo. Por azar foi escolhida a candidatura de onde não tenho postais :( De Trujillo já tenho um postal e agora recebi este de Plasencia. É caso para dizer, paciência.

Foto: Modesto Galán
Plasencia situa-se na província de Cáceres, comunidade autónoma da Estremadura. 
A cidade conta com um rico património histórico, concentrado principalmente no centro histórico bem preservado, onde ainda se respira uma atmosfera muito medieval.
Neste postal está o Palácio do marquês de Mirabel, construído no século XV, em estilo renascentista, com partes góticas na parte mais antiga. Está unido à igreja e convento de Santo Domingo e actualmente alberga um museu cinegético com peças de diversas espécies autóctones e de outras zonas.