terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Atol de Bikini - Ilhas Marshall

Falando em lugares inóspitos e remotos, aqui está mais um, Atol de Bikini nas Ilhas Marshall.
Recebi este postal numa das últimas trocas com o Emerich e escolhi-o por se tratar de um local Unesco. O facto deste atol figurar na lista da Unesco não tem nada a ver com bikinis, antes pelo contrário. Apesar de transmitir uma imagem de paz e parecer um paraíso terrestre, este local simboliza o início da era nuclear.

Depois do fim da Segunda Guerra Mundial, os EUA retomaram os ensaios nucleares neste atol. Depois dos seus habitantes terem sido evacuados, foram levadas a cabo 67 explosões nucleares entre 1946-1958, sendo uma delas a da primeira bomba H (1952).
Com uma potência sete mil vezes maior que a da bomba lançada em Hiroshima, estas explosões tiveram um impacto profundo na geologia e meio ambiente de Bikini, assim como na saúde das populações sujeitas às radiações.
No fim dos anos 1960 e começo dos anos 1970, alguns dos antigos moradores do Atol de Bikini retornaram das Ilhas Kili, mas foram novamente transferidos, devido a alta radioatividade.
Em 1997 um grupo especial de cientistas da Agência Internacional de Energia Atómica determinou que seria seguro caminhar em qualquer lugar das ilhas. Contudo a radioatividade encontrada na comida levou a AIEA a recomendar que a ilha não fosse repovoada.  

Sem comentários: