quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Locais Unesco da Mongólia

Até há bem pouco tempo não tinha nenhum postal da Mongólia, agora tenho estes dois e são ambos de locais Unesco: Paisagem Cultural do Vale de Orkhon, da qual faz parte o Mosteiro de Erdene Zuu e Bacia do Lago Uvs Nuur, do qual o Rio Tes é a principal fonte.
O postal do Mosteiro Erdene Zuu foi enviado pelo Claus e o do Rio Tes, pela Galina.

 © B. Sodbileg
A Paisagem Cultural do Vale de Orkhon (ou Orhon) estende-se pelas margens do Rio Orkhon, na Mongólia Central, na província de Övörkhangay, a cerca de 360 km a oeste da capital Ulan Bator. Foi declarada como Património Mundial pela UNESCO por representar a evolução das tradições pastoris nómadas durante mais de dois milénios.
O Erdene Zuu o primeiro mosteiro budista estabelecido na Mongólia. A sua construção iniciou-se em 1585 mas foi destruído durante uma guerra em 1688. No século XVIII foi reconstruído e por volta de 1872 possuía 62 templos e viviam lá 1000 monges.
Em 1939 o líder comunista leader Khorloogiin Choibalsan mandou destruir o mosteiro. Apenas sobreviveram e pequenos templos e a muralha externa. Os templos transformaram-se em museus em 1947.
Com a queda do Comunismo na Mongólia em 1990, o mosteiro foi devolvid aos lamas e voltou a ser o local de culto.
Hoje em dia o Erdene Zuu continua a ser o mosteiro budista e também um museu aberto a turistas.
 
Photo © Pvel Filatov, 2012
O rio Tes é uma das 5 áreas que fazem parte do local classificado como Bacia do Lago Uvs Nuur. Já tinha um postal da parte russa e agora chegou este da Mongólia.
Este rio é a principal fonte do lago. O rio nasce no noroeste da Mongólia, no distrito de Tsagaan-Uul, na província Hövsgöl. Depois entra na província de Zavkhan e posteriormente na Rússia, na República de Tuva. Retorna à Mongólia entrando na província de Uvs e deságua no lago Uvs.
O seu delta é um importante habitat de vida selvagem.

Sem comentários: