segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Encontros Postcrossing

O Postcrossing leva-me literalmente a percorrer o país de norte a sul. Exemplo disso mesmo são os dois últimos encontros a que fui. O de Natal foi em Elvas a 8 de Dezembro e o de Ano Novo em Braga a 5 de Janeiro.
O encontro de Elvas foi uma verdadeira aventura para mim uma vez que corri o risco de não voltar para casa por causa de uma greve da CP. Felizmente tudo correu bem. Para além de Elvas, que gostei muito de conhecer, também fomos a Olivença. Neste encontro estive eu, a Joaninha, a Ninocas e marido, a Paula e a Susana mais o Diogo e a mais novo postcrosser do grupo, a Leonor.
O encontro de Braga bem que se podia ter chamado o "encontro dos gelados" porque foram os gelados a dar origem ao encontro.
E em Braga, eu e a Vitória, mais o marido, fomos encontrar o Miguel, o nosso guia local. Daqui a uns dias vamos voltar a encontrar-nos porque vamos os 4 para Barcelona :D

 Foto: João Carpinteiro - PAPYRUS, Edição de postais ilustrados
 Nos últimos tempos tenho recebido alguns postais de Elvas mas como ainda não tinha nenhum postal da Sé de Elvas, escolhi este para enviar para mim.
A Igreja de Nossa Senhora da Assunção, antiga Sé de Elvas, localiza-se na Praça da República.
O actual edifício foi erguido a partir de 1517 em substituição a uma igreja gótica anterior. O autor do projeto em estilo manuelino foi, provavelmente, Francisco de Arruda. A abertura ao culto foi realizada em 1537, com as obras ainda inacabadas.
Em 1570 a igreja passou a ser sede da diocese de Elvas, ascendendo assim a catedral (Sé). Nos séculos XVII e XVIII foram realizadas inúmeras modificações estilísticas que enriqueceram o interior.
A diocese de Elvas foi extinta em 1881, cessando as modificações no templo. - in: wikipedia

Edição Tabacaria da Sé

Tenho bastantes postais de Braga, ainda assim, comprei mais uns quantos, entre eles este da Igreja de São Vicente.
Esta igreja remonta a um templo primitivo do qual só resta uma lápide tumular visigótica. O templo actual foi reconstruído em meados do século XVI.
A fachada, com elementos maneiristas, é o primeiro edifício do barroco bracarense.

Sem comentários: