sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Vinhas do Pico

As vinhas do Pico, ou melhor, a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, é um dos três locais UNESCO que me faltam visitar em Portugal.  Este local entrou para a lista do Património Mundial em 2004.
O 1º postal que recebi de lá chegou em 2008 enviado pelo Zé Pombal e o 2º chegou em Dezembro passado, enviado pela Lurdes.

A zona classificada inclui um notável padrão de muros lineares paralelos e perpendiculares à linha de costa rochosa, onde as vinhas são cultivadas em chão de lava negra.
Os muros foram construídos para protecção dos milhares de pequenos e contíguos lotes rectangulares (designados currais ou curraletas) da resalga proveniente da água do mar e do vento marítimo mas deixando entrar o sol necessário à maturação das uvas.

Foto: Jorge de Barros
Registos desta vinicultura, cujas origens datam do século XV, manifestam-se na extraordinária colecção existente em casas particulares, solares do início do século XIX, adegas, igrejas e portos. A belíssima paisagem construída pelo homem neste local é remanescente de uma prática antiga, muito mais vasta na região açoriana. - in: wikipedia

Sem comentários: