quinta-feira, 28 de março de 2013

BE-192205

Apesar de ter comprado imensos postais na Bélgica, julgo que não comprei nenhum com o Manneken Pis, mas claro, como qualquer bom turista, fui ver a estátua e tirei fotos com ela.

BE-192205, enviado pela Lara.
Manneken Pis (garoto a urinar) é um monumento de Bruxelas, situado na esquina entre a Rue de L'Etuve e a Rue du Chêne. Trata-se de uma pequena estátua de um rapaz com apenas 30 cm de altura a urinar para um pequeno tanque.
A estátua de bronze original, de Jerôme Duquesnoy, o Velho, foi colocada no seu lugar em 1619 e o design irónico reflecte a necessidade genuína de água fresca potável naquela área.
No século XVIII foram várias as tentativas de roubar a estátua, sobretudo pelos exércitos francês e britânico em 1745. Mas foi o roubo de 1817, por um ex-condenado, Antoine Licas, que provocou mais alarme: o ladrão despedaçou a estátua pouco depois de a ter roubado. No ano seguinte foi feita uma réplica que ocupa o lugar da estátua original, e é essa cópia que vemos hoje.Nas festividades a estátua é enfeitada com diversos disfarces. O seu "guarda-roupa" conta, hoje em dia, com mais de 800 e no Museu da Cidade de Bruxelas estão em exposição 100 desses fatos.
Em 28 de Abril de 2007, por iniciativa da comunidade portuguesa na Bélgica, foi vestido com o traje tipico do Minho. Este ano, também no dia 28 de Abril, o Manneken Pis volta a homenagear Portugal vestindo-se a rigor para comemorar o 25 de Abril.

1 comentário:

Manu World disse...

eu tb estive em bruxeles e fikei mt desiludida com esse menino minúsculo...lol
podes ver as minhas fotos da belgica aki no meu boog de viagens:
http://manuworldnews.blogspot.pt/search/label/Brussels

sim, tb vim de lá com os tradicionais postais....
:) boa páscoa.