terça-feira, 16 de abril de 2013

Capelas dos Ossos

Se não gostam de coisas mórbidas e se são facilmente impressionáveis, o melhor é não lerem este post.
Apesar de já ter visitado a Capela dos Ossos há quase 4 anos, só o mês passado é que comprei um postal de lá. O outro postal é de uma capela similar na Polónia.

EDIG
A Capela dos Ossos é um dos mais conhecidos monumentos de Évora. Está situada na Igreja de São Francisco. Foi construída no século XVII por iniciativa de três monges que, dentro do espírito da altura (contra-reforma religiosa, de acordo com as normativas do Concílio de Trento), pretendeu transmitir a mensagem da transitoridade da vida, tal como se depreende do célebre aviso à entrada: "Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos". A capela, construída no local do primitivo dormitório fradesco é formada por 3 naves de 18,70m de comprimento e 11m de largura, entrando a luz por três pequenas frestas do lado esquerdo. As suas paredes e os oito pilares estão "decorados" com ossos e caveiras ligados por cimento pardo. As abóbadas são de tijolo rebocado a branco, pintadas com motivos alegóricos

© GRAFIX
A Capela das Caveiras situa-se em Kudowa-Zdrój, na Baixa Silésia, Polónia. Foi construída em 1776 pelo pároco Wacław Tomaszek.
Trata-se de uma vala comum de gente que morreu durante a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), nas Guerras da Silésia (1740-1763) e vítimas de epidemias de cólera e fome.
Ajudado por J. Schmidt y J. Langer, Tomaszek recolheu os ossos que encontrava e colocava-os dentro da capela. As paredes desta pequena capela barroco estão cobertas por mais de 3.000 crânios, e ossos de mais de 21.000 pessoas que estavam enterradas na cave.
Todos os ossos da capelas são autênticos e as caveiras que estão no altar são de quem construiu a capela. 
Este é um monumento único na Polónia e um dos três que existem na Europa.  

Sem comentários: