quarta-feira, 1 de maio de 2013

Almaty - Cazaquistão

Outra novidade, ou seja, outro postal de um novo país na minha colecção. Agora trata-se de um postal do Cazaquistão e mostra o edifício do parlamento em Almaty.
O Cazaquistão é um país localizado na Ásia Central, embora também inclua uma região relativamente pequena que, geograficamente, pertencente à Europa Oriental: a área entre o rio Ural e a fronteira russa, que é o ponto mais oriental de todo o continente europeu. É o nono maior país do mundo em área territorial, e o maior país do mundo sem costa marítima. Esta característica faz do Cazaquistão uma nação transcontinental. 
 Limita-se a norte e oeste com a Rússia, a leste com a China, a sul com o Quirguistão, o Uzbequistão e Turquemenistão e a oeste com o mar Cáspio.
O Cazaquistão foi um dos países que se tornaram independentes com a dissolução da União Soviética, tendo se declarado independente em 16 de dezembro de 1991. - in: wikipédia

Almaty é a maior cidade do Cazaquistão.
Em 1929 tornou-se capital da república soviética do Cazaquistão e, em 1991, manteve-se como capital do Cazaquistão independente. Em 1998, a capital foi transferida para Astana, todavia sem tirar de Almaty a condição de maior e mais importante cidade do país.
O edifício do antigo parlamento situa-se na segunda maior praça da cidade, a Praça Velha.
Foi neste edifício que o 1º Parlamento do país adoptou a sua 1ª Constituição enquanto estado soberano. Actualmente o edifício é uma universidade.

Sem comentários: