quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Aparecida - Brasil

Aparecida está para o Brasil como Fátima está para Portugal. 
Como em todos os santuários do mundo, também aqui há uma lenda associada à sua origem.
Diz-se que  no século XVIII, uns pescadores que pescavam no rio Paraíba, apanharam nas suas redes, primeiro o corpo e depois a cabeça de uma virgem negra. Os pescadores guardaram a imagem e durante alguns anos permaneceu na residência de um dos pescadores, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para orar. E aí terá começado a devoção a Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil.

Há uns anos o Walter Magalhães enviou-me os meus primeiros 2 postais de Aparecida e há uns dias recebi um outro enviado pela Luzia para me desejar um bom ano.

Foto: Erasmos Ballot
 Na cidade existem duas basílicas dedicadas a Nª Srª Aparecida. Entre 1834-1888 foi construída a basílica barroca que é hoje chamada de "Basílica Velha". Esta basílica está ligada à nova basílica através de uma ponte pedestre.

Estúdio Casal Fotografia
Em 1955 começou a ser construída a nova a enorme basílica. A sua  torre tem 100 metros de altura, a cúpula 70 m, a nave em forma de cruz grega tem 173 m de comprimento por 168 m de largura, e no total tem uma superfície de 18 000 m quadrados! A sua capacidade permite acolher 45 000 fiéis!

Pelas suas proporções, Nossa Senhora de Aparecida é a segunda maior basílica do mundo, após a Basílica de São Pedro em Roma ! Em 1980, O Papa João Paulo II concedeu-lhe o título de "Basílica menor".

Sem comentários: